adm25 anos

Curso completa 25 anos de história hoje

Desde sua criação, a graduação em Administração da FEMA é tida como referência em Assis e região

Criado em 1998, o curso de bacharelado em Administração da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) completa 25 anos nesta sexta-feira, 14 de abril. Instituído pela Portaria nº 41 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) nesta mesma data, a graduação construiu ao longo dessas mais de duas décadas uma história de muito protagonismo e pioneirismo, provocando mudanças significativas nas práticas administrativas não apenas na cidade de Assis, mas em toda a região. Segundo dados da coordenadoria do curso, mais de 700 pessoas já concluíram a graduação na FEMA.

Buscando proporcionar aos estudantes sempre o que há de mais novo no mercado de trabalho, em 2010 o curso passou por uma reformulação e novas disciplinas foram implementadas à grade curricular. Além disso, inúmeras visitas técnicas levaram os estudantes para conhecer de perto as maiores empresas do Brasil, como a Natura, Ambev, Porto de Santos e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Nos últimos anos, os discentes do curso de Administração da FEMA também marcaram presença no maior evento das Américas relacionado à área, o Congresso Nacional de Administração (CONAD), ostentando a maior caravana de São Paulo.

O coordenador do curso de Administração da FEMA, professor Me. João Carlos da Silva, ressalta a importância das parcerias que foram sendo agregadas à graduação com o passar dos anos para o grande sucesso do curso, e para promoção de uma cultura empreendedora na região de Assis. “Para nós, é evidente o tamanho da contribuição empreendedora que os profissionais formados pela FEMA trouxeram para Assis. Ter este foco sempre foi um dos principais pilares do que acreditamos ser um curso de qualidade e, não há dúvidas de que, nossos estudantes não encontram dificuldades em se inserir no mercado de trabalho desde os primeiros semestres na graduação. Tudo isso graças às parcerias de peso que nós temos com o SEBRAE, com a Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), com a própria prefeitura municipal, com o Conselho Regional de Administração, com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e, até mesmo, com empresas que atuam na região. Se hoje nós temos uma taxa de empregabilidade de quase 100% é fruto dessas parcerias e da qualidade do ensino que proporcionamos aos estudantes”, comentou.

João Carlos também comenta que, na reformulação do curso que está sendo implementada, a FEMA estabeleceu um novo nicho pautado no empreendedorismo e na sustentabilidade.“Em nossas aulas, treinamentos e capacitações estamos sempre estimulando nossos estudantes a propor projetos que pensem em um futuro sustentável, seguindo a própria agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos formar profissionais que sejam diferenciados, capazes de pensar em ações que desenvolvam a inclusão social e a sustentabilidade, não buscando apenas um capitalismo puro, do dinheiro pelo dinheiro. Pois, o que as maiores empresas do mundo hoje buscam profissionais com esse perfil e é isso que estamos procurando incutir na mentalidade de nossos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho da melhor maneira possível”, frisou.

Além de contar com professores mestres e doutores, com grande experiência profissional e na docência, os estudantes do curso de graduação em Administração têm várias oportunidades de aprendizado dentro e também fora de sala de aula. Inúmeros projetos sociais foram desenvolvidos no decorrer dos anos. Entre eles, o projeto Expo Inovação, Feira das Nações e o Núcleo de Práticas Gerenciais, por exemplo, criado em 2002. Nele, a FEMA ampliou seu raio de atuação, envolvendo os estudantes na elaboração de projetos para atender ao desenvolvimento de atividades direcionadas à pesquisa, ao trabalho em equipe e a busca do próprio conhecimento técnico, sendo mais um mecanismo em que os acadêmicos conseguem ter um diferencial no mercado de trabalho.

Em celebração aos 25 anos do curso, o professor João Carolos expressa uma saudação especial a todos os egressos do curso, acadêmicos, Direção Executiva e Acadêmica, professores e demais funcionários da FEMA que, unidos, proporcionam tanto desenvolvimento na região. “Quero agradecer e reconhecer a todas as pessoas que passaram pelo curso e ainda fazem parte desta construção de conhecimento. Me orgulho em fazer parte do corpo docente desta instituição e desejo que continuemos com este grande potencial que é a FEMA”, finalizou o coordenador orgulhoso.