FEMA DraMaude site

Professores recebem capacitação pedagógica

Corpo docente dos cursos de Medicina e Enfermagem participaram de oficina, onde construíram Competências para a construção de testes de múltipla escolha

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, no último dia 25 de março de 2023, a professora Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, também conhecida como Dra. Maude, para ministrar uma capacitação em construção de questões testes de múltipla escolha. O evento contou com a participação de aproximadamente 35 professores dos cursos de Medicina e de Enfermagem da FEMA, que tiveram a oportunidade de aprender com uma referência em Teste de Progresso para cursos de Medicina no Brasil.

Durante a capacitação, aproveitando a presença da Dra. Maude, foi abordada a temática do Teste de Progresso, uma estratégia de avaliação institucional e individual que tem se tornado cada vez mais relevante diante da rápida expansão do número de vagas e de escolas médicas no país. O Teste de Progresso é uma avaliação cognitiva que verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento ao final do curso de medicina.

O Teste de Progresso foi introduzido nos cursos de medicina na década de 1970 e desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa. Segundo a professora Dra. Shirlene Pavelqueires, o conteúdo do teste não está ligado a nenhum modelo de curso específico, portanto ele avalia os objetivos finais do currículo como um todo. “O conteúdo de todos os tópicos do curso vai sendo continuadamente revisado, pois não se entende essa metodologia sem uma devolutiva consistente, na qual seja possível corrigir as falhas apresentadas durante o processo formativo”, comenta.

A FEMA agradece à Dra. Maude pela oportunidade de aprendizado e se compromete a continuar investindo em capacitações que contribuam para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para atender às demandas da sociedade.