FEMA Informartech site

FEMA sedia evento "I Festival Informartech"

O encontro foi organizado pela Informarteca em colaboração com a Agência Ponto G, a FEMA e a Fomenta Vale, e contou com a presença de professores, gestores, estudantes e autoridades da região

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) sediou, no dia 11 de fevereiro de 2023, o I Festival Informartech. O evento foi promovido pela Informarteca em parceria com a Agência Ponto G, FEMA e Fomenta Vale, e recebeu professores, gestores, estudantes e autoridades de Assis e região.

Para que o evento pudesse acontecer, ele foi organizado em três painéis principais, direcionados a públicos variados, com enfoque em temas como educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo, trazendo diversas palestras, oficinas e networking. Um primeiro painel foi dirigido às autoridades municipais; o segundo consistiu em um Hackathon para os estudantes, concentrando-se na educação; e por fim, houve um terceiro painel voltado aos professores e gestores, incluindo oficinas e atividades práticas.

O Hackathon foi organizado pela equipe da Fomenta Vale em parceria com Jorge Campelo, CEO do Projeto LisaR. O objetivo foi apresentar soluções para a identificação de carreiras, em uma maratona de programação e desenvolvimento de projetos, com foco na apresentação de um Pitch. No total, 17 participantes foram divididos em 4 equipes e tiveram em torno de seis horas para formular suas ideias, estruturar um projeto de Canva e montar suas apresentações. Durante a fase de apresentação dos Pitchs, cada equipe teve de 5 a 10 minutos para apresentar sua solução e responder às perguntas da banca de jurados, composta por nome jurado e nome jurado.

Segundo o professor Dr. Almir Rogério Camolesi, além de participar de um grande evento, os estudantes (maioria dos primeiros anos de cursos de computação da FEMA e outras faculdades) tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades interpessoais e expandir sua rede de networking.

A coordenadora geral do evento, professora Maria Alessandra Dubowski Nascimento, expressou sua gratidão pela presença dos participantes, e agradeceu a todos os apoiadores, em seu depoimento. “Estamos imensamente gratos aos nossos patrocinadores, pelo apoio e confiança que depositaram em nós. Sem esse suporte, não teríamos conseguido realizar esse evento com a excelência que buscamos. Aos participantes, agradecemos por compartilhar conosco suas valiosas experiências, conhecimentos e ideias. Foi uma oportunidade incrível contar com a participação ativa de cada um, e esperamos que todos0 tenham aproveitado ao máximo. Mais uma vez, agradecemos a todos por tornar o Informartech um sucesso memorável e esperamos colaborar em futuros projetos e eventos”, declara Maria Alessandra.

O I Festival Informartech teve como objetivo principal incentivar tendências inovadoras, proporcionar novas vivências, apresentar perspectivas distintas, divulgar metodologias e ensinamentos inéditos, capazes de causar um impacto significativo e engajar as pessoas.