FEMA Semana de Informática site

FEMA realiza 33ª Semana de Informática

O evento aconteceu de 26 de setembro ao dia 1 de outubro e reuniu diversos alunos; O encerramento foi marcado pelo Hackathon FEMA Fomenta Vale

A coordenadoria dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, de 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a 33ª Semana de Informática, que reuniu em torno de 220 alunos em atividades no Cine FEMA Piracaia e no Laboratório de Informática da faculdade. “Tecnologias e Computação no Mundo Atual: Desafios e Tendências” foi o tema deste ano.

A programação do evento contou com três palestras que falaram a respeito do mercado de trabalho e sobre ferramentas da área de Tecnologia da Informação (TI); seis minicursos, ministrados simultaneamente nos Laboratórios de Informática da FEMA; e um bate-papo com profissionais da área, que ocorreu na sexta-feira.

FEMA Semana de Informática site 2

O encerramento foi marcado pela realização do Hackathon FEMA Fomenta Vale, que aconteceu no sábado, dia 1 de outubro de 2022, e reuniu 40 jovens matriculados, divididos em nove equipes. Participaram do evento, estudantes da FEMA e da Etec Pedro D'Arcádia Neto, professores, egressos dos cursos de Informática, além de empresários e colaboradores de suas empresas, que auxiliaram na realização do evento, como juízes, mentores e avaliadores técnicos.

Com duração de aproximadamente 12 horas, ao final da maratona foram escolhidos os ganhadores: o primeiro lugar, o grupo “Corte Brasileira de Desenvolvimento”, ganhou R$ 500,00; o segundo, “Team Elephant”, levou R$ 300,00; e o terceiro lugar, “Hackatones”, embolsou R$ 200,00; além de troféus e medalhas para os três grupos.

Segundo o professor Dr. Almir Rogério Camolesi, os hackathons despertam, nos participantes, tanto habilidades pessoais, como capacidade de trabalho em equipe, apresentação de conteúdos, leitura e networking; quanto habilidades técnicas, como programação, análise de sistemas e negócios, que certamente serão exigidas em um ambiente de trabalho. “É um evento que, em um tempo muito curto, faz com que o estudante aprenda muitas coisas de forma prática, como, por exemplo, a empreender, como colocar suas ideias no papel e transformar em um negócio. Além disso, a união da faculdade com as empresas propícia um ambiente muito fértil para os dois lados: para a faculdade, por se aproximar as empresas de seus alunos; e para as empresas, pela oportunidade de oxigenar suas ideias e negócios com jovens inovadores e poder garimpar profissionais para seus times”, explica o professor.

FEMA Semana de Informática site 3

Para o estudante do terceiro ano de Ciência da Computação e integrante do grupo primeiro colocado no Hackathon FEMA Fomenta Vale, Vitor Senna, a Semana de Informática foi um evento onde todos puderam ter acesso a diversos conhecimentos, e foi ainda melhor pelo fato de as atividades terem voltado ao presencial. “Como eu vim de dois anos de aulas online, essa foi mais especial por ser presencial, e trouxe diversos profissionais com amplo conhecimento e experiências que agregaram para nós. E teve também o hackaton, que foi algo no mínimo curioso e surpreendente”, conta o aluno.

“Eu e minha equipe fizemos todo o desenvolvimento da ideia no próprio dia, e isso tomou escalas que nem mesmo nós estávamos esperando. Fizemos a apresentação e eu, particularmente, fiquei meio apreensivo e não esperava que fossemos conseguir uma posição no pódio, mas acabou que fomos selecionados como 1ª lugar. Foi uma experiência única, foi além de um troféu ou uma premiação, mas o aprendizado, as pessoas que conheci. Além disso, ver as ideias que meus colegas de outras equipes desenvolveram é algo que não se precifica. Estou ansioso pelo próximo Hackaton, pois esse é, sem dúvida, um dos eventos que mais agregam para nós estudantes” declara Vitor.

O professor Almir completa agradecendo à coordenadoria dos cursos de Informática e a todos os participantes. “Enquanto professor, agradeço à FEMA e à coordenadoria de Informática, por dar espaço para organizar e trazer este evento que muito nos motiva e, principalmente, aos estudantes que participaram como competidores. Enquanto gestor da Fomenta Vale, agradeço à faculdade pela oportunidade de realizar essa parceria e esperamos que este seja uma de muitas ações. Também gostaria de agradecer aos mentores e à equipe de apoio”, finaliza.

A 33ª Semana de Informática da FEMA teve o apoio da Lima Software, Fomenta Vale, Empório Custódio, Vip Automação, VSM, WM10, Atlas, NovAmérica, RTSystems e TOTVS. Já o Hackathon FEMA Fomenta Vale contou com o apoio da Verkon, SE7I, WM10, Restaurante Tucumã e Casa di Conti, que proveram a premiação, alimentação e bebidas para os competidores.