FEMA Doutorado

Ex-aluno realiza Doutorado fora do país

A pesquisa do ex-aluno Raphael Garrido tem como problema a ser resolvido, a resistência das plantas daninhas aos herbicidas presentes no mercado

O ex-aluno do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Raphael Mota Garrido, realiza Doutorado Sanduíche em Weed Science (ciência das plantas daninhas) por 7 meses na Universidade do Estado do Colorado (Colorado State University), nos Estados Unidos, para caracterizar o modo de ação de alguns herbicidas naturais. As pesquisas já começaram no dia 1 de junho de 2022 e, no início do ano de 2023, ele retornará para o Brasil, onde terminará seu Doutorado em Biociências pela UNESP.

O problema a ser resolvido, em sua pesquisa, é a resistência das plantas daninhas aos herbicidas presentes no mercado, que visam os mesmos mecanismos de ação. Devido a isso, o desenvolvimento de novos agentes fitotóxicos com diferentes rotas moleculares tornou-se, recentemente, o objetivo primordial e constante da pesquisa de controle de ervas daninhas, além de mudanças nos programas de manejo.

De acordo com Raphael Mota Garrido, a participação da FEMA foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades usadas na ciência. “Gostaria de agradecer a FEMA e a todos os professores que tive, pois sem eles jamais teria chegado até aqui”, explica Raphael.

Adicionalmente, esse projeto também visa a busca por novos compostos que possam ser utilizados como herbicidas, favorecendo o controle das plantas daninhas. O controle das ervas daninhas é fundamental para o bom rendimento da produção mundial de alimentos e, até hoje, já foram identificadas mais de 7.000 mil espécies de plantas daninhas, das quais centenas estão causando fortes perdas econômicas e aumentando os custos de produção aos agricultores do mundo todo. Mais do que qualquer outra praga agrícola, as perdas econômicas dos produtores vêm acompanhadas de perdas na produção de alimentos e no aumento do custo deles para a população que os consome.