amamenta ação

Alunos criam jogo sobre amamentação

Tabuleiro da Amamentação contém conteúdos educativos sobre amamentação e será disponibilizado na rede municipal de saúde em breve

Na última quinta-feira, dia 17 de fevereiro de 2022, alunos dos cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram presentes no HUB Inova FEMA realizando a entrega do jogo de tabuleiro “Amamenta Ação” que orienta sobre a importância da amamentação. O projeto interdisciplinar nascido no Projeto de Iniciação Científica (PIC) terá o apoio de alunos dos Cursos de Informática na próxima etapa de execução. O jogo será também a primeira patente registrada pela FEMA.

De acordo com a professora do curso de Medicina, Dra. Paula Fernandes Chadi, “o grande objetivo na criação do jogo foi deixar o aprendizado muito mais lúdico, para que ele pudesse ser aplicado em todos os espaços e para qualquer pessoa, não só para mulheres gestantes. Isso foi algo que priorizamos muito ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, que começou a ser idealizado 3 anos atrás. Desde o princípio, nós queríamos que ele fosse disponibilizado em instituições de ensino, como a nossa, e em unidades de saúde, gerando conhecimento para essas pessoas”, conta a professora, que é uma das responsáveis pelo projeto.

A Dra. Camila Marroni Roncon Picolo, professora de Medicina e também responsável pelo projeto, destaca que “conseguir fazer com que esse jogo seja muito educativo e poder usá-lo como parte da Educação em Saúde nas Unidades de Saúde, ou nos ambientes em que se promove essa orientação sobre amamentação é o nosso maior diferencial e tudo vem ao encontro com a nossa metodologia, que é aprender de outras maneiras. Nós já testamos a jogabilidade do tabuleiro e está tudo dentro do esperado. Com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas, em breve o jogo também será disponibilizado online, em parceria com os Cursos de Informática”, comenta a professora.

Além dos alunos de Medicina e Publicidade e Propaganda envolvidos, estiveram presentes também o presidente da FEMA, Arildo de Almeida, o diretor e vice-diretor acadêmico, professor Me. Gerson José Beneli e professor Dr. Alex Poletto, que também é o coordenador do HUB Inova FEMA, o professor Dr. Luiz Carlos Begosso, dos cursos de Informática, e os coordenadores, professor Dr. Jairo César dos Reis, do curso de Medicina, e a professora Dra. Ana Luisa Antunes Dias, do curso de Publicidade e Propaganda.

Para Gerson José Benelli, “esse projeto do Tabuleiro da Amamentação é ótimo exemplo do que o HUB Inova FEMA pode ajudar na construção de novas ideias e de fazer essa aproximação entre os nossos cursos, como podemos observar no desenvolvimento desse jogo, que envolveu alunos de Medicina, Publicidade e Propaganda e, futuramente, terá os alunos da Informática. Esse é o nosso objetivo aqui com o HUB, estarmos cada vez mais juntos, trabalhando em equipe, levando a FEMA para fora dos muros”, complementa o diretor acadêmico.

Para o coordenador do HUB Inova FEMA, Alex Poletto, esse é um projeto muito importante para Assis, para a região a até para o nosso país. “A FEMA desenvolveu esse projeto para ele poder ser usado em nossa comunidade e pelas Secretarias de Saúde de todo o Brasil. Tenho muito orgulho do Tabuleiro da Amamentação, pois ele é fruto do nosso Programa de Iniciação Científica (PIC), que há mais de 20 anos vem fomentando a pesquisa no campus. Se tudo continuar caminhando como está, ele pode ser a primeira patente a ser registrada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da nossa instituição”, comemora o coordenador.

Arildo de Almeida, presidente da FEMA, destaca que esse projeto, que vai garantir a qualidade de vida para os nossos bebês e as nossas crianças, é um grande exemplo de como colocar a instituição à serviço da comunidade, “somos uma instituição regionalizada e precisamos sempre explorar esse nosso potencial, com inovação e criatividade. É um grande prazer e um orgulho falar sobre o Amamenta Ação, produzido com tecnologia FEMA e que em breve já estará disponível nas unidades de saúde de Assis, ajudando a orientar milhares de mulheres e homens sobre o aleitamento materno”, finaliza Arildo.