EnfermagemFEMA

Alunos escolhem professores homenageados

As professoras Talita Domingues Caldeirão, Adriana Avanzi Marques Pinto e o professor Daniel Augusto da Silva foram os escolhidos e serão os homenageados pela turma de Enfermagem durante a colação de grau

Os alunos do último ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) escolheram, no dia 26 de novembro de 2021, as professoras Talita Domingues Caldeirão, Adriana Avanzi Marques Pinto e o professor Daniel Augusto da Silva para serem homenageados durante a colação de grau da turma, marcada para o dia 26 de janeiro de 2022.

A cerimônia que marcou o convite aos professores foi a “Aula da Saudade”, já tradicional no curso de Enfermagem da instituição. Durante essa aula, os alunos são quem conduzem o ritmo dos acontecimentos, mostrando momentos marcantes da graduação através de fotos, vídeos e depoimentos. “Esse é um momento bastante importante para os alunos, pois são eles que conduzem todas as atividades do dia e nós, professores, somos apenas os espectadores. Eles preparam homenagens, vídeos e fotos de todos os 5 anos que passamos juntos e é tudo bem marcante. Estava tudo lindo e caprichado, eles nos entregaram a caixinha que dentro tinham mensagens para cada um dos professores, mas só podíamos abrir quando eles nos permitiram - aí, quando abrimos, tivemos a surpresa do convite para sermos os professores homenageados, fiquei muito emocionada, pois eu não esperava receber tanto carinho”, conta a professora Adriana Avanzi.

A professora Talita Caldeirão conta que também não esperava ser escolhida pelos alunos, “muitas vezes eu tive a sensação de que quando a gente é muito firme com os estudantes, a gente não vai agradar. Mas nós passamos por muitas situações juntos, choramos, aprendemos, sofremos e ter sido escolhida por eles para ser homenageada nesse momento, que é tão importante para cada um deles, só me mostrou que, durante todo esse processo de formação que eles passaram, foram amadurecendo, aprendendo e entendendo que cada vez que nós fazemos um apontamento, corrige algo que não está certo, deixa de recuperação ou dá uma resposta mais dura é para que eles melhorem cada dia mais como profissionais e estejam altamente capacitados para o mercado de trabalho - além, é claro, de serem cada vez melhores como pessoas também”, comenta.

Para as professoras, um dos momentos mais marcantes que elas passaram com os alunos durante esses últimos 5 anos foi quando os estágios na Santa Casa de Assis começaram, “foi bem no início da pandemia, então nós estávamos lá prestando os atendimentos ao pessoal que estava na enfermaria e, às vezes, passava um ou dois dias e aquelas pessoas que estavam ali conosco tinham sido transferidas, pois havia testado positivo para Covid-19, foi uma época bem difícil para todos nós”, lembra a professora Talita. Para Adriana, um episódio que marcou bastante o trabalho com essa turma foi uma vez que, ao prestar atendimento a uma pessoa que estava presa dentro de um carro, pois havia caído uma árvore durante uma chuva muito forte que deu aquele dia “eu quase caí dentro do bueiro esperando a ambulância do SAMU chegar, mas essa foi uma oportunidade para os nossos alunos vivenciarem o que é também o serviço pré-hospitalar e, ainda bem, tudo correu da maneira correta”, conta rindo ao lembrar da experiência.

Foi um turbilhão de emoções ter sido escolhida pelos alunos e acho que, quando eu digo isso, falo por todos os professores do curso de Enfermagem da FEMA que, quando chega ao final de mais um ciclo, de ter mais uma turma se formando, é sempre um conjunto de coisas. É a concretização de todo o nosso trabalho. Então, eu sinto que quando um professor é homenageado, todos os outros são também. Pois, nós representamos a totalidade de professores da nossa instituição, pois cada um de nós deixamos um pedacinho da gente em nossos alunos. Com isso, eu dedico essa homenagem a todos os professores do curso e fico muito feliz por poder estar fazendo parte disso”, conta Adriana.

Além das professoras, o professor Daniel Augusto da Silva também será homenageado pela turma de Enfermagem e, para ele, “ser homenageado como nome de turma é uma honraria indescritível. É o reconhecimento do trabalho ético, sério e honesto e que é entendido pelos alunos como exemplo. O convite para ser o nome da turma me emocionou e me deixou muito feliz”, conta o professor. Ele ainda menciona que essa turma o marcou de uma maneira diferente pois, apesar de diversa, todos eles se completavam e “é perceptível a forma como eles se empenharam nas atividades de formação profissional, sobretudo nessa pandemia. O que desejo do fundo do meu coração é que Deus os abençoe, os guarde de todo mal e que sejam, acima de tudo, excelentes profissionais, trabalhando e zelando sempre pela competência, ética e empatia”, finaliza Daniel.