NucleoNot_1

Núcleo de Educação a Distância publica artigo

Artigo descreve experiência do Núcleo de Educação a Distância na implantação do ensino remoto

Três professoras do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da FEMA analisaram a experiência do grupo na transição das aulas presenciais para as aulas remotas. Os resultados foram publicados na Revista em Rede e apresentados no VI Congresso de Graduação da USP.

Intitulado “Ensino remoto emergencial: reflexões de um núcleo de educação a distância”, o artigo foi “um esforço de escrita reflexiva que consiste em avaliar, criticamente, nosso próprio desempenho, e nossas bases de ação no contexto em que atuamos”, explica Stelamary Laham, uma das autoras da pesquisa e coordenadora do Núcleo.

A experiência apontou que, apesar das dificuldades enfrentadas durante o ano, a evasão, a inadimplência e as reprovações devido ao não aproveitamento e frequência não foram significativas. O trabalho também concluiu que a reorganização da gestão escolar continuará acontecendo e se transformando em virtude das demandas da atual conjuntura social e de ensino.

Além de Stelamary, assinam a pesquisa as docentes Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial, e Patrícia Mattar, professora do curso de Enfermagem da FEMA.

“A Equipe do Núcleo EaD FEMA, desde sua criação em 2019, tem participado de eventos acadêmicos apresentando as experiências, e tem também publicado, em anais e periódicos relevantes, seus trabalhos de pesquisa”, finaliza a coordenadora do NEaD, Stelamary Laham.