FisioOutubroNot

Fisioterapia: Ambulatório de Mastologia

O foco dos atendimentos também está no acolhimento das mulheres

Com o objetivo de difundir informações sobre o câncer de mama, desde o início da década de 90, ocorre a campanha Outubro Rosa. Diversas entidades e organizações, especialmente neste mês, se mobilizam para promover a conscientização para evitar ou minimizar os danos dessa patologia.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) esta é a primeira causa de morte de mulheres em todas as regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, o câncer de mama tem alta taxa de cura.

A FEMA, não apenas em outubro, mas ao longo de todo ano, também reconhece a importância dessa campanha - e com ações concretas. Atualmente, os alunos do curso de Fisioterapia, com a supervisão do corpo docente, realizam atendimentos supervisionados à população acometida por inúmeras enfermidades. O projeto também contempla a área de mastologia – focada nos pacientes de doenças mamárias - entre elas, o câncer de mama.

Mariana Romanholi, professora dra. em uroginecologia, obstetrícia e mastologia da FEMA, explica que principalmente nos casos em que é necessário a intervenção cirúrgica, o atendimento fisioterapêutico é indicado para auxiliar no processo de reabilitação. “São vários os objetivos e benefícios da fisioterapia para o tratamento no pós-operatório. Tanto para reabilitar, quando já há um comprometimento, quanto para prevenir e passar orientações”, explica Mariana.

Além disso, o foco dos atendimentos também está no acolhimento das mulheres. Além da reabilitação de movimentos, a ação também contempla outras estratégias para garantir a qualidade de vida das pacientes, como a avaliação emocional. “É importante ressaltar que este é um espaço de ensino e serviço; pois, ao mesmo tempo que os alunos estão aprendendo, eles também estão oferecendo um serviço para a população”, finaliza Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia.