FEMA fisioterapia

Ambulatório Pós-Covid completa 1 mês

Ambulatório de Atenção à Pacientes com Sequelas de Covid-19 deu início aos seus atendimentos no dia 07 de julho de 2021, alunos do curso de Fisioterapia fazem parte do corpo clínico

Desde o dia 07 de julho de 2021, alunos do 4º ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estão realizando atendimentos no Ambulatório de Atenção à Pacientes com Sequelas de Covid-19, que tem como objetivo atender à demanda em saúde do município, prestando atendimento à comunidade de maneira continuada, preparando também os alunos do curso de Fisioterapia da instituição para que se tornem profissionais de saúde atentos às necessidades da população, estabelecendo os pacientes do SUS na centralidade do processo de atenção e promoção da saúde.

Segundo Maria Eulália Baleotti, professora e coordenadora do curso de Fisioterapia, “a FEMA sempre está envolvida e preocupada com as questões que envolvem a saúde da população e, diante dessa pandemia, do acometimento extenso dessa patologia nos munícipes de Assis e região, a Fisioterapia da FEMA criou um protocolo de atendimento, com base em um estudo extenso feito com as publicações mais atuais sobre a doença e suas sequelas prováveis e, baseados nesses estudos, nós montamos uma ficha avaliação do paciente, em que constatamos quais são as limitações funcionais que ficaram instaladas nos pacientes após o covid e, em seguida, treinamos nossos estudantes do 4º ano para avaliar esses pacientes, seguindo um protocolo de intervenção que é individualizado com o objetivo de prestar atendimento e diminuir o sofrimento dessas pessoas que foram acometidas por essa doença”, conta a coordenadora.

Cássia Regina Saade Pacheco, professora do curso de Fisioterapia da FEMA, explica que “a preocupação do curso, da coordenação junto ao corpo docente, sempre foi trazer o melhor para o desempenho dos alunos, unindo teoria e prática, para que eles se tornem bons profissionais. E, é algo essencial a colocação do aluno dentro dessa experiência prática junto da população. O Ambulatório Pós-Covid da Fisioterapia da FEMA é algo importantíssimo, onde nossos alunos têm tido a oportunidade de trazer para a população toda a riqueza do seu aprendizado, de uma forma que nós unimos os serviços de saúde pública e o serviço de educação em fisioterapia. E, as respostas que nós temos obtido são maravilhosas, de alunos comprometidos, já com um perfil profissional, em um cenário real, em que a população é beneficiada acima de tudo”, fala a professora, que é uma das supervisoras do ambulatório.

O atendimento no Ambulatório Pós-Covid da Fisioterapia da FEMA não tem custo algum para a população, “a intenção do curso de fisioterapia é realmente devolver funcionalidade. Os pacientes têm vindo através da Secretaria Municipal de Saúde de Assis, encaminhados por outros profissionais de saúde que atendem na Atenção Básica do município”, explica Maria Eulália. “O critério para o agendamento é a urgência. Sempre vamos priorizar aquele paciente que precisa mais. Nós temos tido muito bons resultados, os pacientes chegam, a gente faz uma avaliação criteriosa e, através dessa avaliação, nós conseguimos individualizar as intervenções, que são acompanhadas diariamente por dois alunos e por dois professores do curso”. Para fazer o seu agendamento no Ambulatório Pós-Covid da Fisioterapia da FEMA, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicite o encaminhamento.