Celio e Begosso 12/12/2022 Atendimento whatsapp pagina principal

Main Menu

Conheça a Fema

TRADIÇÃO

Enfermagem realiza Passagem da Lâmpada

Leia mais

ENFERMAGEM

Confira a nova metodologia do curso em 2023

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO

FEMA abre concurso público para cinco vagas

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Faça sua inscrição para o programa de bolsas

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

Turma do período noturno de Direito cola grau

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

Turma do período diurno de Direito cola grau

Leia mais

FISIOTERAPIA

Curso promove Cerimônia do Jaleco da T1

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

FEMA celebra segundo dia de colação

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU

Estudantes de quatro turmas colam grau

Leia mais

VESTIBULAR FEMA 2023

Matrículas vão até o dia 27 de janeiro!

Leia mais

DIREITO

Coordenador do curso participa de podcast

Leia mais

SESSÃO VELHO OESTE

Filme premiado é transmitido em sessão

Leia mais

FEMAPIC2023not

Inscrições para o PIC 2023 estão abertas

Serão ofertadas 120 bolsas de Iniciação Científica, a serem distribuídas entre estudantes e docentes da FEMA; as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2023

 

 

 

 

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Programa de Iniciação Científica da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), o PIC. Criado em 2001, o programa tem como intuito fomentar a investigação científica e promover o relacionamento entre estudantes e pesquisadores da faculdade, de forma que seja possível colocar o estudante, desde cedo, em contato com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

 

As inscrições para o PIC 2023 podem ser feitas de duas formas: em grupo ou individualmente, do dia 29 de novembro de 2022 até o dia 29 de janeiro de 2023, de maneira automatizada, via ícone do programa disponibilizado na área do aluno.

 

Para participar do PIC, é necessário ser estudante ou professor da FEMA. No caso do docente, é necessário que ele já seja pesquisador e que tenha uma produção científica significativa nos últimos 3 anos, com titulação de mestre ou doutor. Para o estudante, é necessário estar devidamente matriculado do primeiro ao penúltimo ano da graduação, ter disponibilidade para o desenvolvimento do projeto e comprovar bom desempenho acadêmico. Para coorientador, é necessário ter, no mínimo, o título de especialista, com participação voluntária.

 

De acordo com a Vice-Diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, o PIC é direcionado para diversos campos de pesquisa, de acordo com os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela FEMA/IMESA: “O PIC é um programa totalmente financiado pela FEMA e, desde sua criação, já distribuiu mais de 500 bolsas para estudantes e professores. Nós colhemos os frutos dessa experiência, com as pesquisas de nossos estudantes e professores sendo publicadas em eventos e revistas nacionais e internacionais”, complementa Arlete.

 

Atualmente, o PIC também está interligado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do PIBIC/PIBITI - o que consolida a importância da pesquisa e do fomento à investigação científica, práticas cultivadas pela FEMA em relação aos seus pesquisadores. Em 2023, serão oferecidas aos estudantes 60 bolsas com duração de 10 meses, disponibilizadas exclusivamente por meio de desconto na mensalidade. Aos professores também serão destinadas 60 bolsas com duração de 10 meses, creditadas mensalmente em folha de pagamento, totalizando 120 bolsas.

 

A divulgação dos resultados da análise preliminar (Etapa 1) acontecerá no dia 3 de fevereiro de 2023. Para mais informações referentes ao PIC, clique aqui

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

TV FEMA

tv fema 01

FEMA FM 105,9

radio fema

Boleto Digital

FEMABoletoDigital

Back to top