Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

FEMA Panzertronic

Panzertronic no Desafio Covid-19 de Robótica

 

Torneio organizado pelo SESI reúne mais de 300 equipes de robótica do Brasil com o objetivo de desenvolver ideias que possam reduzir o contágio do novo coronavírus

 

 

 

 

A equipe Panzertronic, formada pelos alunos Eduardo Souza Ramos Pedroni, Gabriel Pereira Falcão, Marcos Vinicius Neves Cardoso, Pedro Morita Bannwart e Pedro Victor Tavares dos Santos, do projeto FEMA Robótica da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), coordenado e idealizado pelos professores Diogo Lamotta Resino e Almir Camolesi, está participando do Desafio Covid-19 de Robótica organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

 

A primeira etapa do Desafio Covid-19 de Robótica terminou na última sexta-feira, 31 de julho de 2020, e contou com 367 equipes, de todo o Brasil. Nesta etapa, todas as equipes tiveram que apresentar ideias para minimizar o contágio do novo coronavírus entre pessoas. O desafio é composto por duas fases principais: a fase 1 era a apresentação da ideia, com base nos quatro critérios de avaliação composto pela pesquisa, criatividade, inovação, empreendedorismo e impacto social, na qual as equipes tiveram que enviar vídeos de defesa do projeto. Já a fase 2 consiste na demonstração e detalhamento da solução proposta também por meio de vídeo.

 

O projeto criado pela equipe FEMA Panzertronic para o Desafio Covid-19 do SESI é uma cabine de descontaminação multifuncional, para pessoas e objetos, utilizando desinfectante “atomic 70” - um desinfectante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é eficaz durante 5 horas contra vários tipos de vírus e bactérias e não é prejudicial à pele nem às vias aéreas de pessoas. A cabine idealizada pela equipe da FEMA Robótica terá dois setores, um para desinfecção de pessoas e outro para desinfecção de objetos, e será projetada para lugares de aglomeração de pessoas, como supermercados. Além do spray de desinfectante, a cabine de descontaminação FEMA Panzertronic também será equipada por um medidor de temperatura à laser.

 

O participante Marcos Cardoso, de 13 anos, relata que o torneio o deixou muito empolgado em descobrir coisas novas e que, todos os dias, a equipe pesquisou a fundo para poder fazer uma máquina que pudesse ajudar à população em um momento como o que estamos vivendo. Ele ressalta que alguns momento foram muito difícil pois, o nível do torneio, exigia que tudo fosse pesquisado nos mínimos detalhes e garante que esta será uma experiência que levará para sempre. É o que também relata Pedro Tavares, de 13 anos, que ficou impressionado com todo o empenho que a equipe desenvolveu para criar o projeto que tem um grande potencial. Para ele, a equipe FEMA Panzertronic trabalhou com muito esforço para que pudessem entregar o seu melhor, tudo sob o apoio técnico do professor Diogo Lamotta, e estão todos muito confiantes para avançar para a próxima etapa do Desafio Covid-19 de Robótica, do SESI.

 

E de acordo com Diogo, tudo isso só foi possível graças ao empenho de toda a equipe, que teve que desenvolver todo o projeto online, através das plataformas disponíveis, como o Google Meet e o WhatsApp, por onde faziam as reuniões e organizaram toda a ideia do trabalho que seria apresentado no torneio. Todo o desenvolvimento da pesquisa durou o mês inteiro de julho e resultou neste projeto de cabine de descontaminação. Diogo também destaca que dois dos alunos da equipe são fruto de uma parceria com o Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) de Assis que, inúmeras vezes, foram fundamentais para que alunos com grande potencial passassem pelo FEMA Robótica.

  

A equipe Panzertronic agora aguarda os resultados da segunda fase do torneio, que sairá no dia 18 de agosto, quando será divulgada as 30 equipes selecionadas. O resultado final será divulgado no dia 25 de setembro.

  

O projeto FEMA Robótica é organizado pela Coordenadoria de Informática, que comporta os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação, que tem a frente a professora mestra Diomara Barros e é idealizado pelos professores Almir Camolesi, coordenador do FEMA Robótica, e Diogo Lamotta Resino, professor do curso de extensão. O projeto tem parceria com a Diretoria de Ensino das Escolas Públicas da cidade, bem como também com as Escolas Particulares. O FEMA Robótica é 100% viabilizado financeiramente pelo corpo executivo da Instituição, com o aval do diretor executivo, professor Eduardo Vella, e do presidente Arildo Almeida

  

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top