Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

QUÍMICA INDUSTRIAL

Estudantes têm aula prática no Pq. das Águas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

desafio novafemaDesafio traz soluções digitais para agricultura

Equipe vencedora apresentou ideia de robô inteligente para reduzir falhas no processo de plantação de cana-de-açúcar

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Os alunos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA participaram na quinta-feira, dia 14, de um desafio proposto pela NovAmérica, tradicional empresa da região que atua no segmento de produção de cana-de-açúcar.

O objetivo era que os estudantes desenvolvessem soluções de inovação e tecnologia para modernizar a chamada operação IUP, o índice de uniformidade de plantio, feita ainda de forma manual. A ideia veio após visita do grupo à unidade de Tarumã, SP, em outubro.

Ao todo, quatro equipes apresentaram projetos. O grupo vencedor foi o “We are all one”, formado por Lucas dos Santos Mello, Mateus Tormes Gervazioni e William Sarti José. Batizada de RILI, Robô Inteligente com Leitura de Imagens, a solução se propõe a coletar informações no campo de forma autônoma e precisa utilizando um robô, similar a um Pivô de Irrigação, estrutura usada para molhar a plantação.

Para chegar ao resultado final, os trabalhos foram avaliados por uma comissão de profissionais de TI e equipe de Agronomia da NovAmérica, além de professores de Informática da FEMA. O júri levou em conta os seguintes aspectos: aderência ao tema, inovação, melhora da experiência, relevância e qualidade da entrega.

“Todos da NovAmérica ficaram surpresos com as ideias e os protótipos apresentados”, diz o coordenador das graduações de Informática da FEMA, o professor doutor Alex Poletto. “Esse reconhecimento é importante para os nossos alunos, porque mostra o potencial que eles têm. Boas ideias sempre são bem vistas pelo mercado”.

O prêmio para a equipe primeira colocada foi de R$ 900,00. “Mais do que a premiação em dinheiro, essa parceria pode proporcionar oportunidades para nossos alunos atuarem na usina”, ressalta o professor Alex Poletto. A equipe de TI da NovAmérica conta atualmente com cerca de 60% de profissionais egressos dos cursos de Informática da fundação.

desafio novafema1Demais soluções

Além da “We are all one”, também participaram do desafio as equipes “Alpha Tec”, “Protótipo Agro” e “Rocket”.

Composto por André Luiz Buzzo, Jheimis Fernandes Marques e Jhonatas Marques, a “Alpha Tec” sugeriu um protótipo eletrônico para medição dos pontos com falha na plantação e envio de dados. O “Protótipo Agro”, de Afonso Henrique dos Santos e João Paulo Rodrigues, utilizou o framework Ionic e a base de dados Firebase para desenvolver a solução e, assim, agilizar o processo de coleta de dados. Esse foi o mesmo princípio de Carlos Roberto Rossini, Giovanni Santela Desiró e Gustavo dos Santos Diniz, do “Rocket”, também com Ionic e Firebase.

A busca por inovação no setor da agricultura foi fundamental para estabelecer a parceria entre FEMA e NovAmérica. A expectativa é que essa união se mantenha para os próximos anos e envolva ainda mais alunos da instituição.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top