Notícias FEMA

Professor Ulysses Telles Guariba Netto

Corpo do ex-presidente da FEMA será velado no Centro Funerário São Vicente Prever

O ex-presidente da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA professor Ulysses Telles Guariba Netto, 76, faleceu na tarde desta terça-feira, dia 7 de fevereiro. Ele lutava contra um câncer no pâncreas. Deixa a mulher e três filhos.

Doutor Ulysses era formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Lecionou de 1968 a 1977 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, para onde foi ajudar a instalar o curso de Filosofia. 

A história do professor está diretamente ligada a grandes conquistas na área da Educação. Em Assis, sua atuação à frente da FEMA colocou a instituição como uma referência educacional na região.

Dos mais de 30 anos de história da fundação, o doutor Ulysses esteve presente em dois momentos como Presidente do Conselho Curador, de 1997 a 2000 e de 2013 a janeiro de 2017. Visionário, trabalhou para ampliar a oferta de cursos de graduação.

Entre as principais realizações, está a Medicina. “Se esse curso tem um pai, esse pai se chama Ulysses Guariba”, disse o diretor Eduardo Vella na aula inaugural da graduação em fevereiro de 2016. “Isso tudo aqui hoje só possível porque alguém sonhou primeiro”.

A disposição e a inteligência do doutor Ulysses são um exemplo de como um longínquo sonho para muitos pode se transformar em realidade quando sonhado de forma determinada e incansável.

Mesmo em tratamento, o professor manteve regularmente suas atividades e foi, inclusive, reconduzido ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo, como conselheiro suplente, nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, em agosto de 2016.

O doutor Ulysses acreditava e trabalhava pelo modelo de fundação educacional. Participava também do AIMES-SP, a Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo. “É importante sermos reconhecidos e buscar uma presença maior no cenário político”.

A FEMA decretou luto oficial de três dias. As aulas da noite desta terça-feria, dia 7, e da manhã desta quarta-feira, 8, estão suspensas.

O corpo do professor Ulysses Guariba será velado no Centro Funerário São Vicente Prever a partir das 19h desta terça-feira. A cremação acontece em Londrina, amanhã, às 10h. 

Fisioterapia da FEMA oferece liberação miofascial em corrida do Dia da Mulher

No último fim de semana, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professores da Administração visitam a Universidade Corporativa do Sebrae

No dia 26 de fevereiro de 2025, o coordenador do curso de Administração da Fundação Educacional ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos