Informatica noticia 4A Tecnologia está em Tudo é o tema deste ano

Programação inclui palestras, minicursos e workshop

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

Uma das mais tradicionais semanas acadêmicas está de volta à FEMA. Entre 25 e 30 setembro, convidados da Semana de Informática debatem sobre “A Tecnologia está em Tudo”.

“É um tema importante porque a tecnologia está presente em diversas áreas, como indústria, comércio, eletrônicos”, explica o professor doutor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática. “Queremos mostrar um pouco de setores em que a tecnologia está presente”.

Dessa forma, a 28ª edição do evento oferece uma ampla programação, com palestras, minicursos e workshop.

Palestras

Na noite de abertura, os participantes assistem à palestra “Conceitos e Aplicações com Realidade Aumentada”, com Everton Simões da Motta, da Unesp e Fatec de Bauru. O convidado atua com Análise e Desenvolvimento de Sistemas desde 2006 e tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Processamento de Imagens e Engenharia de Software.

Na terça-feira, dia 26, com o tema “Afinal o que é Blockchain?” é a vez de Érion Ricardo Barasuol. Formado em Ciência da Computação pela FEMA em 2012, o palestrante trabalha na IBM no setor de Global Business Services e é membro do time de Pesquisas e Soluções de Blockchain IBM na cidade de Hortolândia, SP.

Minicursos

Quarta, dia 27, e sábado, dia 30, acontecem os minicursos nas salas do Laboratório de Informática, bloco 7 da FEMA, e envolvem Tecnologia, Programação e Banco de Dados. São seis no total, um deles específico para o Ensino Médio sobre princípios básicos em Programação e Games.

Desenvolvido para alunos de graduação, de cursos técnicos e profissionalizantes e curiosos na área de TI, o objetivo é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Mostra de Software e NovAmérica

No dia 28, quinta-feira, às 18h30, tem a “Mostra de Software”. A proposta é divulgar os softwares, websites e/ou aplicativos móveis desenvolvidos com tecnologia atuais voltadas para gestão empresarial, educação, ciência ou entretenimento. E, além disso, estimular parcerias e oportunidades de estágio para os estudantes.

Também na mesma noite, às 19h30, tem “NovAmérica – Agricultura Digital”, idealizada para apresentar oportunidades que a empresa pode oferecer na temática Agricultura Digital e o Perfil do Profissional para esse novo negócio.

Mesa Redonda e Workshop

A semana reserva ainda na sexta, 29, a “Mesa Redonda”. Ex-alunos convidados dividem suas experiências após se formarem na FEMA. Os egressos contam como ingressaram no mercado, as dificuldades e facilidades encontradas, as tecnologias e recursos utilizados nos locais de trabalho e de que forma a área de TI recebe os recém-formados.

Já no sábado, à tarde, acontece o “Workshop de UX e Design Thinking”, metodologias cada vez mais adotadas por empresas como Google, Facebook, Apple, Nike, SAP, dentre outras, para explorar inovações com foco no usuário e em desafios de negócio.

Inscrições Gratuitas

As inscrições para 28ª Semana de Informática da FEMA são gratuitas e acontecem exclusivamente no fema.edu.br/ci, clicando no item de menu Semana Informática.

O evento conta com a parceira de Totvs, Vipsystem, Engemap e Sensormap, VSM e VSM Shop, Lima Software, Komeia Interativa, Focus, Penze e Web Managers.