assisdigitalFEMA no lançamento do projeto Assis Digital

Objetivo do programa é tornar mais rápido o acesso à informação e à solicitação de serviços públicos municipais

Escrito por Silvio Moura

Na noite de terça-feira, dia 4 de julho, a FEMA participou do lançamento do projeto assisdigital.com, na Câmara Municipal. O professor doutor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática, representou a instituição.

O objetivo do programa é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. “O acesso à informação se tornará mais ágil e a solicitação de serviços poderá ser feita diretamente pelo site da Prefeitura”, explica Poletto.

O assisdigital.com visa aprimorar os serviços públicos com ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e vem ao encontro do termo “Cidades Digitais”, que está sendo adotado por inúmeros municípios brasileiros. “Por intermédio dessas tecnologias, aplicativos serão disponibilizados para que os munícipes tenham acesso a serviços de forma on-line e instantânea”.

Durante a solenidade, o prefeito José Fernandes assinou o decreto que institui a Política Municipal de Governança Digital. Também participaram da apresentação o vice-prefeito Márcio Veterinário, Valmir Dionízio, presidente da Câmara, o professor doutor Luiz Carlos Begosso, diretor da FATEC, Luciano Bergonso, secretário de Governo e Administração, e Marcelo Arruda, empreendedor digital.

assisdigital2A FEMA está na vanguarda quando o assunto é tecnologia digital. Através do CEPEIN, o Centro de Pesquisas em Informática, a fundação presta serviços na área da Tecnologia da Informação, desenvolve seus próprios aplicativos e conta com inúmeros serviços já disponibilizados para a comunidade acadêmica.

“Professores e alunos têm áreas digitais exclusivas no site”, conta Alex Poletto. “A solicitação de um documento, o envio de uma pesquisa ou do TCC, chamada on-line, digitação de notas, material didático, comunicações eletrônicas, dentre outros serviços, tudo é feito on-line. Isso é o que chamamos de universidade digital”.

Avanços tecnológicos são fundamentais para modernizar as gestões. “As prefeituras notaram o quanto a TI e a Comunicação são essenciais no planejamento estratégico do poder executivo”, avalia o docente. “Quando trouxemos a Internet em 1996, criando o Femanet, o primeiro provedor de acesso a Internet de Assis e região, fizemos uma grande revolução tecnológica na cidade. Tenho certeza, que da mesma forma, o assisdigital.com será um marco”.

Com seus dois cursos na área de Informática, o Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Ciência da Computação, a FEMA fomenta o desenvolvimento tecnológico da região e do país. “Formamos centenas de recursos humanos que se espalham no Brasil e no exterior”.