senf homeSemana de Enfermagem fala de atendimento emergencial

Palestras e treinamentos com profissionais movimentaram a instituição

Escrito por Silvio Moura

A décima primeira edição da Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da FEMA terminou na sexta no anfiteatro da fundação. De 15 a 19 de maio, profissionais da área da saúde debateram o tema “Urgência e Emergência nas Diferentes Áreas de Atuação”.

A abertura contou com a presença do mestre Jobel Júnior, em palestra motivacional. “Sucesso profissional é quando você faz bem aquilo que você gosta de fazer. Você pode ser um pipoqueiro bem-sucedido se gostar daquilo que faz, um juiz bem-sucedido se gostar do que faz. Esse é o recado que deixo para os profissionais da Enfermagem”, disse o convidado.

Antes do início do bate-papo, os alunos do quinto ano da graduação fizeram uma breve apresentação musical e também prestaram uma homenagem à coordenadora do curso, a professora Rosângela Gonçalves da Silva.

senf simulacaoNos dias seguintes, o enfoque das palestras envolveu situações emergenciais no atendimento em nível hospitalar e intra-hospitalar. Caroline Lourenço, professora na FEMA e enfermeira intervencionista do SAMU Assis, falou da atuação nas urgências cardiológicas. Já Thais Erika Giaxa Medeiros, mestre em Enfermagem pela UNESP Botucatu, abordou as urgências obstétricas.

Na penúltima noite, Rogério Zanca, coordenador de Enfermagem na Urgência e Emergência do hospital das Clínicas de Marília, apresentou a palestra “Abordagem ao paciente vítima de trauma crânio encefálico”. E no encerramento, na sexta, 19, a convidada foi Shirlene Pavelqueires, mestre e doutora em Escola de Enfermagem pela USP de Ribeirão Preto.

Treinamentos

Uma das novidades na edição da Semana da Enfermagem neste ano foram os treinamentos práticos. O técnico em segurança Roberto Bevilacqua Filho trouxe simulações básicas e avançadas no atendimento hospitalar, nos dias 15 e 17.

E na manhã de terça-feira, 16, a Liga do Trauma FEMA Ethos movimentou a rotatória São Francisco de Assis, na avenida Rui Barbosa. Em parceria com o Corpo de Bombeiros e a CART, o grupo fez simulação realística que envolveu atendimento em um acidente de trânsito.

senf palestra2