Main Menu

Conheça a Fema

comitê baixo paranapanema1Comitê debate ações dos próximos anos

Oficina na FEMA traça os planos de trabalho da Bacia do Médio Paranapanema

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na semana passada, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema, o CBH-MP, esteve reunido para discutir a construção do Plano da Bacia. Em Assis, a oficina de trabalho aconteceu na FEMA.

“A elaboração desse plano é participativa, justamente para que cada representante traga sua realidade e compartilhe suas experiências”, explica a professora da FEMA Elaine Amorim, que representa a instituição no comitê. “A oficina foi muito produtiva. Acredito que esse plano será muito mais real”.

O objetivo desse encontro, realizado na terça-feira, dia 30, é mobilizar os membros do comitê e demais representantes da sociedade civil, dos municípios e dos usuários de recursos hídricos. Oficinas também aconteceram em Ourinhos, no dia 31, e em Pardinho, dia 1º.

comitê baixo paranapanema2Dessas reuniões, resultaram indicadores para a definição dos cenários e proposição de metas para os próximos 12 anos. “O relatório agora vai à plenária. E, assim que aprovado, o plano começa a ser executado”, diz Elaine Amorim.

O Plano da Bacia é obrigatório por lei. A estratégia é importante também para direcionar o orçamento recebido do Fehidro, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Instituições filiadas aos comitês podem apresentar projetos para captar recursos junto ao fundo e assim desenvolver pesquisas.

Atualmente, a FEMA conta com duas linhas de estudos fomentadas pelo Fehidro. Uma delas avalia a qualidade das águas na sub-bacia do Pari e a quantidade de metais presentes. A outra pesquisa também analisa a qualidade das águas, neste caso, das nove nascentes urbanas de Assis. Ambos os trabalhos são feitos pelo CEPECI, o Centro de Pesquisas em Ciências.

As bacias hidrográficas de todo o país têm um órgão colegiado, tripartite e com presença do estado, cidade e sociedade civil que gerencia assuntos referentes às questões hídricas. A FEMA, como representante da sociedade civil, faz parte do Comitê da Bacia do Médio Paranapanema há mais de 15 anos. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top