Aeta1Alunos vencem maratona de programação

Maratona Hackathon foi realizada pela Associação de Estudantes de Tarumã

Escrito por Silvio Moura

Estudantes de Ciência da Computação da FEMA conquistaram no fim de semana passado a I Maratona de Programação Hackathon AETA, realizada pela Associação de Estudantes de Tarumã e com apoio da Prefeitura.

O time vencedor foi o “We Are All One”, formado pelos alunos William Sarti José, Mateus Tormes Gervazioni e Emerson Carlos Ribeiro. Eles ganharam um prêmio em dinheiro e a oportunidade de participar de processo seletivo na TOTVS Agro.

“Na final, competimos com um grupo da UTFPR, de Cornélio Procópio. Ganhar essa disputa mostra o quanto os cursos de Informática da FEMA são bons”, diz William Sarti. “Os professores da FEMA são excelentes. Não fosse toda a base teórica e prática que temos, a gente não teria chegado lá”.

As equipes inscritas na Hackathon tiveram o desafio de desenvolver em 36 horas um sistema de programação para a AETA, que atendesse às necessidades da associação e de seus associados. A maratona começou na sexta, 21, às 7h, e terminou na noite seguinte, no Polo Universitário Odília Guedes Ribeiro, em Tarumã.

Após a jornada, os projetos foram avaliados na Câmara Municipal por uma comissão de jurados formada por representes da Prefeitura, AETA e TOTVS. O trabalho do grupo “We Are All One”, da FEMA, foi o escolhido e passa a ser o sistema oficial da AETA.

Aeta HomeWilliam Sarti, Mateus Tormes e Emerson Ribeiro estão no terceiro ano de Ciência da Computação. Na FEMA, a graduação existe desde 1999.  Além da formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o curso traz disciplinas como Matemática, Física e Eletrônica.

O professor Alex Poletto, coordenador das graduações de Informática da FEMA, ressalta a importância da vitória na maratona Hackathon. “Trabalhamos constantemente para oferecer o melhor conteúdo. Nosso corpo docente é altamente qualificado. Isso nos coloca certamente entre as principais faculdades na área de TI”.

A origem do termo Hackathon é uma junção das palavras inglesas “Hack” e “Marathon”. Em breve, a cidade de Cornélio Procópio, no Paraná, sediará uma nova edição da maratona.