Curso Quimica1Curso experimental tem presença recorde

Alunos do 9º ano e o Ensino Médio aprendem Química na prática

Escrito por Silvio Moura

As aulas da 29ª edição do curso de Química Experimental da FEMA começaram em abril. Cerca de 100 estudantes estão inscritos para as aulas, número recorde.

O projeto tem como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo é mostrar através de experimentos práticos o quanto a química está presente no dia-a-dia de todos.

As aulas são ministradas pelos estudantes do quarto ano do curso de Química Industrial e integram a disciplina Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Os encontros são às segundas-feiras à noite nos laboratórios da graduação.

A reportagem da FEMA acompanhou uma das aulas em 24 de abril. Nesse dia, dentre os temas abordados, estavam os líquidos newtonianos e não newtonianos e corantes. Os adolescentes fizeram experimentos a partir da beterraba. Neste semestre, a Físico-Química e a Química Orgânica serão a base do curso experimental.

Criado em 2004, o projeto atrai estudantes de Assis e região. Para o sucesso da iniciativa, o apoio das prefeituras é fundamental. O munícipio de Pedrinhas Paulista, por exemplo, cedeu ônibus para trazer os alunos. Jovens de Assis, Cruzália, Florínea, Cândido Mota, Andirá, dentre outras cidades, também participam desta edição.

Muitos dos alunos, inclusive, se tornam estudantes da própria graduação de Química Industrial, a única da FEMA que habilita profissionais para a Licenciatura e Bacharelado. Uma nova turma do curso de Química Experimental está prevista para o segundo semestre.