PreceptoriaCurso para formação de preceptores

Especialização voltada para médicos e profissionais da saúde é realizada na FEMA

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

As aulas de Especialização em Preceptoria de Residência Médica (PRM) e Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS) começaram nesta quarta-feira, dia 22 de março, na FEMA.

Organizada e ministrada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, o objetivo é capacitar preceptores para atuação em residência médica e residência multiprofissional.

“Esse curso faz parte do leque de opções do Hospital Sírio-Libanês para dar apoio ao SUS, o Sistema Único de Saúde”, explica Vanessa Fagundes, professora de Medicina da FEMA e facilitadora da Especialização em Preceptoria.

Antes do início das atividades, os alunos foram recebidos no anfiteatro da fundação. Além da professora Vanessa Fagundes, participaram da abertura o diretor Eduardo Vella, a primeira-dama Luciana Barreto Fernandes, o coordenador de Medicina Jairo César dos Reis e Cristiane Silvério, da Secretaria Municipal de Saúde.

PreceptoriaSUSPelo segundo ano consecutivo, Assis foi escolhida para receber o curso. A chegada da Medicina em 2016 tem sido determinante para a manutenção da Especialização em Preceptoria na cidade.

Um dos compromissos da faculdade é justamente estabelecer parcerias com o sistema de saúde. “Não há sentido fazer uma graduação de Medicina se não colaborarmos com uma formação qualificada da rede pública. É a chance de mudar o panorama da saúde pública e promover melhorias”, ressalta o doutor Jairo César do Reis.

“A FEMA nos dá essa possibilidade de articulação com a área da saúde”, comenta Cristiane Silvério, coordenadora de programas da Secretaria de Saúde. “O curso de Preceptoria nos leva a refletir sobre as nossas práticas no trabalho e a propor novas ações. Isso resulta na melhor qualidade do serviço prestado à população”.

Em 2017, a especialização conta com 20 alunos. Serão nove encontros ao longo do ano. As aulas acontecem por videoconferência com especialistas do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês e também presencial, no campus da Fundação Educacional do Município de Assis.

O curso é uma realização do Ministério da Saúde e tem o apoio do Conass, o Conselho Nacional de Secretários da Saúde, do Hospital Sírio-Libanês e do PROADI-SUS, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA