Palestra TIÁrea de TI é tema de palestra

Professor falou aos alunos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na quinta-feira, 23 de fevereiro, os novos alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação acompanharam palestra sobre mercado de trabalho. O bate-papo faz parte das atividades promovidas pelos cursos de Informática da FEMA para recepção dos calouros.

Luiz Ricardo   Begosso, professor de ambas as graduações e coordenador do CEPEIN – Centro de Pesquisa em Informática, compartilhou detalhes relacionados ao setor da Tecnologia da Informação, TI.

“As notícias na imprensa são recorrentes. Precisamos desenvolver a tecnologia. Isso é fundamental para qualquer país”, destacou. Por outro lado, lembrou, ainda é escasso o número de profissionais gabaritados. “Nos próximos anos, a previsão é de que o déficit de funcionários qualificados em TI seja de 400 mil”.

A grande demanda de vagas em TI pode ser explicada pelo crescimento e surgimento das novas tecnologias. Airbnb, Uber e Facebook faturam milhões com serviços idealizados por mentes criativas.

O docente listou algumas características importantes que o mercado de trabalho espera do profissional desse setor. Raciocínio lógico, capacidade de abstração, objetividade em resolver problemas, saber trabalhar em equipe são alguns dos requisitos.

Luiz Ricardo Begosso, que também coordena o setor de Relações Internacionais da instituição, ressaltou ainda que profissionais competentes e determinados encontram ofertas no exterior. “O Canadá, reconhecido pelos seus programas de estímulo à imigração, é um dos países com alta demanda para profissionais de TI”.

Diante dessa realidade, cresce a importância de uma boa graduação. Os alunos dos cursos de Informática da FEMA têm a oportunidade de se formarem em uma área altamente próspera. “Vocês têm a chance de fazer um curso top no mercado de trabalho”, disse Begosso. “Mas isso depende do esforço individual de cada um de vocês”.

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA, além de professores qualificados, contam com estrutura física de ponta. São quatro laboratórios exclusivos, o de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Eletrônica e Física Experimental.

Há ainda uma atuação conjunta entre a Informática e as empresas da área da Tecnologia da Informação. IBM, Totvs, Engemap, LimaSoftware, Webmanagers, VSM Shop, VSM Informática, Komeia Interativa e Penze são algumas das instituições parceiras.

Avaliados e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Inep/MEC, as graduações em Informática da FEMA já formaram mais de 1300 profissionais, que atuam dentro e fora do Brasil.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA