ccb1Curso sobre células-tronco em São Paulo

Alunos participam de treinamento de coleta de células-tronco

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Em mais um atividade teórico-prática, alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis foram recebidos no Centro de Criogenia Brasil, CCB, na cidade de São Paulo, no sábado, dia 19 de novembro.

Acompanhados dos professores Verusca Capellini e Daniel Augusto e da coordenadora Rosângela Gonçalves da Silva, os 25 estudantes da graduação participaram de treinamento sobre coleta, processamento e congelamento de células-tronco do sangue e tecido do cordão umbilical.

As células-tronco são células que, multiplicadas, têm a capacidade de dar origem a várias outras que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Presentes em diversas fontes, como o cordão umbilical, a medula óssea, o tecido adiposo e a polpa do dente de leite, as células-tronco são capazes de regenerar órgãos e tecidos.

Mais de 80 doenças, dentre elas alguns tipos de câncer, anemias, doenças metabólicas e do sistema imune, são tratadas com o transplante de células-tronco do sangue do cordão umbilical. Além dessas patologias, mais de 350 doenças degenerativas de outros órgãos estão em fase avançada de testes e pesquisas para utilização desse tratamento.

ccb2“O curso foi de extrema importância para os alunos. É necessário que se construa um novo olhar para a assistência baseada em evidências científicas, possibilitando a transformação do papel dos futuros enfermeiros no exercício da sua prática”, comenta a professora Verusca Capellini.

Fundado em 2003, o Centro de Criogenia Brasil é uma empresa dirigida por médicos que atua na coleta de células-tronco do sangue do cordão umbilical. Em 2013, também passou a ser um Centro de Tecnologia Celular (CTC) especializado em coletar células-tronco de diversas fontes. 

O CCB, regularmente, capacita diversos profissionais da área da saúde para coletar, processar e armazenar células-tronco. Durante o curso teórico-prático, da mesma forma como o aplicado aos alunos de Enfermagem da Fema, os participantes aprendem como funciona cada uma das etapas que envolvem a obtenção das células-tronco. 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA