usp1Professor da Fema em banca na Poli-USP

Tese propôs criação de modelo híbrido para recepção de dados estruturados e não-estruturados

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

No início de novembro, o professor doutor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da Fema, participou de banca de doutorado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

A tese avaliada foi “Modelo Navegacional Dinâmico para Integração Interestrutural de Dados” apresentada pelo doutorando José Gomes Neto, profissional de longa experiência na área de banco de dados que trabalha como DBA, Administrador de Base de Dados.

Bancos de dados tradicionais são desenvolvidos no modelo relacional, feito para receber dados estruturados a partir de textos, como nome de pessoa, endereço, telefone. Com o advento da internet e das redes sociais, surgiram os bancos de dados pós-relacionais, o modelo NoSQL, capaz de receber dados como áudio, vídeo, som e imagem.

A proposta de José Gomes Neto, dessa forma, é criar um modelo híbrido que integre os dados estruturados e não-estruturados.

Além do professor da Fema, a banca examinadora contou com Adilson de Oliveira, do Metrô de São Paulo, Delvonei Andrade e Pedro Pizzigatti, ambos da USP, e o orientador Jorge Rady de Almeida Junior.

“O convite para a banca partiu do professor Rady, que foi meu orientador”, conta Alex Poletto. “Com frequência sou chamado para participar de bancas na USP relacionadas a banco de dados, área que atuo na Fema”.

Poletto destaca a importância dos professores da Fema em participar de eventos externos. “Nosso corpo docente é reconhecido em grandes universidades. Não podemos nos restringir à fundação, precisamos participar de atividades fora da instituição e trazer aqui para dentro as coisas boas que são feitas”.

A tese de José Gomes Neto foi apresentada na tarde de 4 de novembro, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. “O trabalho do candidato estava muito bem escrito e foi bem avaliado”, diz Poletto.