Calouros são recebidos no primeiro dia de aula

Início do ano letivo tem trotes e eventos especiais

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Carros e motos ocupando os estacionamentos. Ônibus e vans trazendo alunos de outras cidades. Professores definindo os últimos detalhes. Esse era o clima na Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema nesta segunda-feira, 1 de fevereiro. Assim começava mais um ano letivo.

O movimento no primeiro dia de aula foi grande. Logo pela manhã, as salas de Direito já estavam lotadas. Os estudantes pareciam ansiosos pela retomada da graduação após as férias. À noite, período em que se concentram a maioria dos cursos, também foi de intensa agitação.

Calouros e veteranos da Administração, Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito noturno, Enfermagem, Fotografia, Publicidade e Propaganda e Química se misturavam no campus.

Cada um deles, à sua maneira, organizou eventos de recepção dos alunos, principalmente para os calouros. Publicidade e Propaganda, por exemplo, optou pelo tradicional trote, regado à tinta, farinha, água e muita diversão.

Antes, porém, os novatos conheceram as instalações da TV Fema e também da Agência de Publicidade, dois dos laboratórios disponíveis para atividades de extensão curricular. O próprio diretor da TV, Alex Caligaris, apresentou o estúdio e os equipamentos e falou das produções feitas pelos estagiários.

Já o curso de Enfermagem realizou uma aula de integração no anfiteatro. A coordenadora Rosângela Gonçalves da Silva fez uma exposição geral sobre a graduação ao lado dos professores que integram sua equipe. Na sequencia, aconteceu uma palestra sobre primeiros-socorros e atendimentos pré-hospitalares com a profissional do SAMU Regional Assis, Maria Amélia Estevam.

Nesta segunda-feira, ficaram de fora os alunos da primeira turma de Medicina. Eles deverão esperar até o dia 15 de fevereiro para se juntar aos mais de dois mil alunos que a Fema recebe em 2016. Para essa data, a direção organizará uma aula inaugural reunindo todos os dez cursos.

A chegada da Medicina traz ainda um fato novo. Pela primeira vez, a Fema terá aulas nos três períodos, pois o curso será em tempo integral (manhã e tarde). Toda essa movimentação logo no primeiro dia, portanto, foi apenas um prenúncio do produtivo ano que está só começando.