Fema participa da Coopershow 2016

Curso de Gestão de Agronegócio começa ano que vem na faculdade

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

O diretor da Fema Eduardo Vella marcou presença na 10ª edição da Coopershow, o maior evento de tecnologia agrícola do centro-oeste paulista, que aconteceu entre 27 e 29 de janeiro em Cândido Mota (SP).

Durante os três dias da feira, dezenas de expositores apresentaram suas novidades para a agricultura e pecuária voltadas para o agronegócio e a agricultura familiar, base econômica de grande parte dos municípios do Paranapanema.

Em seu aniversário de 10 anos, o interesse pela Coopershow tem aumentado. Na comparação de 2014 e 2015, o público passou de 3500 para 6450 visitantes. Esse crescimento, segundo a organização, representa a adesão dos agricultores à iniciativa que reúne diferentes empresas em um só local.

Atenta a essa realidade, a Fundação Educacional do Município de Assis, que se consolida como importante polo regional de ensino superior, está empenhada no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais para suprir as demandas da população do centro-oeste paulista. Para ratificar esse compromisso, a Fema traz o curso de Gestão de Agronegócio, já em 2017.

“Na nossa região, temos muitos proprietários rurais que administram seu negócio em função de sua experiência”, explica o diretor Eduardo Vella. “Temos que oferecer a essas pessoas oportunidades de uma formação profissional para gerenciar o resultado daquilo que a terra produz.”

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim, presente na abertura da Coopershow na quarta, 27, ressaltou em encontro com Vella a importância da Fema no desenvolvimento regional. “O secretário nos parabenizou pela implantação do curso de Gestão de Agronegócio, pois são poucos dessa área disponíveis na região.”

O curso de Gestão de Agronegócio terá duração de três anos. O objetivo é a formação de um profissional que seja capaz de controlar os processos de gerenciamento nas atividades relacionadas ao agronegócio e agricultura familiar, disponibilizando conhecimentos gerenciais aos pequenos, médios e grandes produtores rurais.

A Coopershow, encerrada na sexta-feira, 29, teve apoio da Embrapa, do IAC, o Instituto Agronômico de Campinas, e também do Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, mostrando a relevância do associativismo e do cooperativismo na promoção do desenvolvimento da região.

A feira é uma realização da Coopermota Cooperativa Agroindustrial, uma cooperativa de produção com sede na cidade de Cândido Mota e área principal de atuação, o Vale do Paranapanema. Possui quase 1.900 associados, a maioria composta de mini e pequenos agricultores.