outubro rosaPrevenção ao câncer de mama

Fema e AVCCA promovem ação no Outubro Rosa

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Durante esta semana, o curso de Enfermagem da Fema, em parceria com a AVCCA, Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis, realiza campanha de prevenção ao câncer de mama, no Assis Plaza Shopping.

A ação integra o Outubro Rosa, movimento popular internacional surgido nos anos 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Neste ano, o tema central é "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

No stand montado no shopping, há atividades de orientação sobre a detecção precoce da doença. “Os alunos foram preparados para fazer essas orientações junto à comunidade”, explica a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da Fema.

A fundação e a AVCCA estabeleceram acordo com a Secretaria Municipal da Saúde para que as mulheres atendidas no stand em faixa etária de risco sejam encaminhadas para realização do exame de mamografia, no AME. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

outubro rosa1Para auxiliar a orientação, os alunos e profissionais contam com um dispositivo chamado Mamamiga, instrumento que simula um quadro real de alteração mamária. “Ao verificar mudanças no Mamamiga, a própria mulher passará a conhecer sua mama. Ela aprenderá a fazer o autoexame”.

A maior parte do câncer de mama é descoberta pela própria mulher. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Detectado cedo, há mais chances de tratamento e cura.

O trabalho conjunto entre Fema e AVCCA acontece desde 2012. A Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis presta serviços gratuitos aos pacientes e suas famílias há 20 anos. A graduação de Enfermagem da Fema atua constantemente em ações que envolvem diretamente a população de Assis e região.

A atividade segue até o próximo sábado, dia 8, das 10h às 18h, no stand localizado no piso térreo do Assis Plaza Shopping, na avenida Rui Barbosa. Os visitantes, homens e mulheres, podem ainda realizar testes rápidos de hipertensão e diabetes. Mais informações no site www.outubrorosa.org.br.