Rabassi 1Palestra sobre valoração de sociedades

Bate-papo marcou as comemorações do Dia do Contador

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Para celebrar o Dia do Contador, 22 de setembro, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema ofereceu aos alunos de Ciências Contábeis a palestra “Valuation – uso da modelagem financeira para valoração de sociedades”, com o administrador e contador Renato Spricido Rabassi.

Com 16 anos de experiência na área de controladoria, o convidado destacou a metodologia de como precificar o valor de uma empresa. “O valuation ou avaliação de empresa é um tema de grande utilização gerencial nas companhias e também no meio legal”.

Durante o bate-papo, o palestrante trouxe, como exemplos, uma série de laudos e citou a recente negociação em que a Bayer, farmacêutica e companhia de produtos químicos alemã, comprou a Monsanto, a norte americana de herbicidas e engenharia genética de sementes.

“Para chegar ao valor de U$ 66 bilhões anunciado, foi necessário que a Monsanto fizesse um valuation para saber seu valor de mercado. Dados como balanço patrimonial, fluxos de caixas, não expressam com fidedignidade o valor real”.

Rabassi 2Segundo o convidado, o princípio da metodologia é mostrar o potencial que se pode esperar da companhia. “Não se olha para empresa através dos valores de seus ativos, mas sim com base na expectativa do que essa empresa pode gerar de lucro. Em outras palavras, é preciso mostrar que aquisição trará retorno”.

Na apresentação aos alunos do curso de Ciências Contábeis da Fema, Rabassi citou ainda as oportunidades de trabalho nessa área. O profissional contábil pode atuar no setor de finanças das empresas, em bancos de investimento, como perito fazendo avaliação de sociedades. Os ganhos salariais podem ultrapassar os 50 mil reais mensais, de acordo com a função desempenhada.

Além de ser formado em Administração na Fema em 2005, Renato Rabassi também tem graduação em Ciências Contábeis, MBA em gestão tributária e, atualmente, é contador corporativo do Grupo Agroterenas e professor na Unip.

A palestra aconteceu na noite de quinta-feira, Dia do Contador. “Temos que celebrar o dia com alegria. A carreira de contador vem passando por um processo de transição em relação às normas internacionais, o que nos coloca em voga. Profissão brilhante”.

A data 22 de setembro é uma referência à criação do curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 1945. Cerca de 530 mil profissionais estão aptos a trabalhar no setor atualmente, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade.

MAIS FOTOS