Main Menu

Conheça a Fema

Confira a programação da Semana JurídicaFausto sanctis

Os doutores Fausto de Sanctis, da Operação Satiagraha, e Carlos Santos Lima, da Lava Jato, estão entre os palestrantes

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na segunda-feira, dia 12 de setembro, o curso de Direito da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema dá início à décima sétima Semana Jurídica. Nesta edição, o tema é “Corrupção e Lavagem de Dinheiro no Sistema Jurídico Brasileiro”.

Para debater a questão, os coordenadores do evento, o professor Gerson José Beneli e os doutores Luciano Tertuliano da Silva e Thiago Baldani Gomes de Filippo, trouxeram renomados profissionais, entre juristas e advogados. “Esse tema é atual, não só para a comunidade jurídica, mas para a comunidade em geral”, destaca Beneli, que também é responsável pela coordenação do Direito da Fema.

Na abertura da semana, o convidado é o Desembargador Federal Doutor Fausto Martin de Sanctis que vai falar sobre “Prevenção e Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro”. O palestrante é pioneiro na discussão de questões relativas à lavagem de dinheiro. “Quando atuou como Juiz Federal, o doutor Fausto foi responsável pelas decisões da Operação Satiagraha”, lembra Beneli.

A Operação Satiagraha da Polícia Federal desmantelou, em 2008, após quatro anos de investigação, um esquema de desvios de verbas públicas e crimes financeiros, envolvendo banqueiros, investidores e políticos.

carlos limaA Semana Jurídica da Fema continua na terça com o doutor Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da Força-Tarefa da Operação Lava Jato.  O foco da apresentação é a atuação probatória do Ministério Público Federal na Lava Jato, a delação premiada e a importância investigatória das instituições públicas.

Na quarta, 14, e quinta, 15, segundo o professor Beneli , as palestras serão um contraponto às dos dias anteriores. “Os advogados Alamiro Velludo Salvador Netto e Ana Elisa Liberatore Silva Bechara, professores da USP, vão falar das efetividades das leis e tecer algumas críticas à própria legislação, ao Congresso e ao Ministério Público Federal. São críticas, contrapontos importantes dentro do ambiente acadêmico”.

Jornada

Para complementar a Semana Acadêmica, acontece a Jornada Jurídica.

O doutor Celso França, delegado de polícia em Barueri, SP, formado pelo curso de Direito da Fema, aborta de que forma os jovens profissionais devem se preparar para as carreiras jurídicas. Já os advogados Karolina de Fátima Ferreira, também egressa da fundação, e Luis Felipe Pescada fazem palestra conjunta sobre as oportunidades na área da advocacia privada.

Os interessados em participar dos eventos devem confirmar inscrição até 9 de setembro através da site da Fema, www.fema.edu.br, e clicar no banner na página inicial. A taxa para os alunos é de R$ 20. Profissionais e público externo pagam R$ 30. 

A décima sétima Semana Jurídica será de 12 a 15 de setembro, às 20h, e a Jornada dias 13 e 14, às 9h. O local de todas as palestras é o Clube da Terceira Idade, na avenida Getúlio Vargas, 980.

 

semanajuridica1

 

 femafmLogo 

Ouça entrevista com o coordenador Gerson José Beneli

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Back to top