Main Menu

Conheça a Fema

palestra info1Profissional da IBM fala sobre Big Data

Juliano Martins, formado na Fema, é especialista no estudo de software livre

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na terça-feira, dia 16 de agosto, estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação da Fema acompanharam palestra com o ex-aluno Juliano Martins, atualmente profissional da IBM. O tema do bate-papo foi “Introdução a Big Data e Apache Solr”.

Big Data é a forma de manipular um imenso volume de dados, oriundos das mais variadas fontes, tais como redes sociais, sistemas convencionais, dentre outras, em alta velocidade de processamento e resposta. “Big Data pode ser considera uma tecnologia que estrutura esses dados e auxilia, dentre outras infinitas possibilidades, a tomada de decisões estratégicas de uma empresa”, explica.

A conversa com as turmas de Informática da Fema lotou o anfiteatro e seu espaço externo. Os alunos puderam conhecer também o Apache Solr, software livre da Apache utilizado para indexação e busca de dados.palestra info2

Essa é segunda passagem de Juliano Martins na Fema neste ano. Em abril, o profissional participou do Flisol, o Festival latino-americano de Instalação de Software Livre, com a palestra “O que o software livre pode fazer pela sua carreira?”

O software livre é um caminho sem volta, destaca. “Isso não veio para acabar com o mercado. Ele gerou um movimento que forçou gigantes do setor a também criar versões livres”. Ainda segundo Martins, quem se beneficiou com essa nova realidade foram as pequenas e médias empresas. “Elas podem ‘rodar’ um banco de dados de graça. O software livre proveu ferramenta para essas empresas.”

Juliano Martins se formou na Fema no final dos anos 90. Durante a graduação, passou a ter mais contato com bancos de dados e desenvolveu sua carreira a partir dessa área. “O professor Alex Poletto foi essencial naquela época. Ele me mostrou que a área que eu já gostava era bastante promissora”. Além disso, afirma, que o estágio no Cepein, o Centro de Pesquisas em Informática, contribuiu muito na sua formação.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Back to top