aleitamento2XII Semana de Aleitamento Materno

Estudantes, funcionários das unidades de saúde e prefeitura participaram do evento na Fema

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

O anfiteatro da Fema foi palco, na segunda-feira, dia 1º de agosto, da abertura da XII Semana Municipal de Aleitamento Materno em Assis. A comemoração na cidade é uma extensão da Semana Mundial, que em 2016 chega à XXIII edição.

Neste ano, o tema abordado é “Aleitamento Materno – Uma chave para o desenvolvimento humano e sustentabilidade”, apresentando uma reflexão da forma como o aleitamento pode contribuir para a redução dos danos causados ao meio-ambiente e à sociedade.

A abertura contou com a presença do prefeito Ricardo Pinheiro Santana e da secretária da Saúde, Denise Carvalho. Na sequência, o público formado por alunos de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis e funcionários das Unidades Básicas de Saúde acompanharam duas palestras.

Na primeira, Talita Costa Domingues Caldeirão, enfermeira obstetriz do Hospital Regional de Assis e mestre em Saúde da Mulher, falou sobre “A amamentação: presente saudável, futuro sustentável”. O aleitamento materno contribui direta e indiretamente com o desenvolvimento sustentável.

Luciana Gonçalves Carvalho, nutricionista e professora de Enfermagem da Fema, lembra dos benefícios ambientais que o estímulo ao aleitamento materno proporcionam à sociedade. “Se os bebês não forem alimentados com leites industrializados, há diminuição, por exemplo, da quantidade de lixo. Ou seja, há um combate à poluição”.

O segundo bate-papo da noite foi com a também nutricionista Marina Manduca Ferreira Marim, mestre e doutora em Saúde Pública, que apresentou os resultados da pesquisa “Práticas Alimentares em crianças menores de um ano do município de Assis: como caminhamos em dez anos”.

Os dados apontam para um crescimento do índice do aleitamento exclusivo, quando a única fonte de alimentação nos seis primeiros meses de vida do bebê é o leite da mãe. Em Assis, esse número é de 42%, dentro média do país que está em 41%. A taxa brasileira, inclusive, supera a dos Estados Unidos, Reino Unido e China.

Para aumentar esse resultado, é preciso trabalhar na formação dos docentes e ampliar a divulgação dos benefícios que o aleitamento materno proporciona à criança.

A recomendação da Organização Mundial na Saúde é que os bebês recebam leite materno até os dois anos, sendo de forma exclusiva até o sexto mês. Com a alimentação exclusiva, a criança tem menos chances de ter diabetes, doenças respiratórias e infectocontagiosas, problemas com obesidade, entre outras vantagens.

aleitamento1

Doação e “Mamaço”

Assis trabalha para incentivar o aleitamento materno. As UBSs organizam palestras e apresentações de teatro frequentemente.

O município também estimula a doação do leite materno. O Hospital Regional conta com o Banco de Leite Humano que precisa ser abastecido continuamente. Crianças prematuras, por exemplo, que não têm força de sucção, dependem dessa doação. Quando alimentadas com leite materno, o tempo de recuperação delas é mais rápido.

A XII Semana Municipal de Aleitamento Materno em Assis segue até domingo. Dentre as atividades, destaque para o “Mamaço” na sexta-feira, às 14h, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), inaugurado recentemente, e também no sábado, às 10h, na praça da Catedral. O objetivo é desmistificar a ideia de que não se pode amamentar em público e trabalhar questões relacionadas à violação dos direitos da mulher.

LEIA MAIS NOTÍCIAS