java guilhermeProfessor ministra treinamento em Java

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação participaram da aula

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Nos dias 05, 12 e 19 de março, o professor Guilherme de Cleva Farto realizou um treinamento em Java básico e Orientação a Objetos para 22 alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da Fundação Educacional do Munícipio de Assis - Fema.

O treinamento, que contempla 12 horas, teve como objetivo introduzir a plataforma Java, explorando a sintaxe da linguagem de programação, bem como os recursos básicos da tecnologia. Dessa forma, alunos com pouca e nenhuma experiência puderam receber uma base fundamental para os primeiros passos em Java.

Além disso, o treinamento também abordou os conceitos de Orientação a Objetos, paradigma fortemente utilizado no ambiente corporativo que assegura melhorias na maneira de se desenvolver aplicações Desktop, Web e baseadas em mobilidade como Google Android. Como vantagens, destacam-se características como melhor coesão e acoplamento no desenvolvimento de software, padronização de código fonte e melhorias na definição arquitetural dos projetos, neste caso, em Java.

Cleva Farto destaca a participação dos alunos da Fema e o interesse deles em buscar novos conhecimentos em tecnologias adotadas pelo mercado de trabalho, mesmo no início da formação acadêmica e profissional dada pela instituição. “Os alunos participaram de aulas teóricas, porém o foco maior foi o desenvolvimento prático de projetos em Java. Assim, além dos conceitos iniciais, os participantes puderam atuar, na prática, com a construção de diversos projetos básicos, porém essenciais para adquirirem conhecimentos e experiências”.

O treinamento também contou com a colaboração de Tamires Alves da Silva, desenvolvedora de sistemas Java que atuou como instrutora.

Novos treinamentos serão realizados ao longo de 2016 com foco nas plataformas Java, Google Android e Arduino. Os interessados em receber novidades devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto “Divulgação Treinamentos Fema”.

O professor Guilherme é graduado em Ciência da Computação pela Fema, pós-graduado em Engenharia de Componentes Java pela TNT/FIO e mestre em Computação Aplicada pela UTFPR. Atua profissionalmente como analista de sistemas na TOTVS. Possui experiência em Ciência da Computação, principalmente nos seguintes temas: Java, Google Android, SOA/ROA, Web Services, Cloud Computing, Internet of Things e Engenharia de Software Baseada em Componentes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS