esfprudenciana2"Proibido Proibir" fala de sexualidade

Medicina da Fema faz ação para alunos do Ensino Fundamental

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Desde março, os alunos da primeira turma de Medicina da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema vêm desenvolvendo ações junto aos moradores através das unidades da Estratégia Saúde da Família.

O trabalho mais recente foi realizado pelo grupo de estudantes que atua na ESF Prudenciana que, em parceria com a escola José Augusto Ribeiro, apresentou o projeto “Proibido Proibir”.

A atividade envolveu o 8º ano. O grupo da Fema esclareceu dúvidas relacionadas à sexualidade. No início de cada mês, os alunos da unidade de ensino liam publicações sobre o tema e traziam para a sala de aula seus questionamentos.

Em três encontros, que também contou com a participação de enfermeiros, foram debatidos puberdade e adolescência, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Além do plantão de dúvidas, houve exibição de vídeos e cada aluno recebeu a caderneta do adolescente. Carolina Barreiros, professora de Ciências, considerou positiva a ação. “O trabalho foi ótimo e muito bem avaliado pelos alunos”.

esfprudenciana1A Medicina da Fema está presente em 10 unidades da Estratégia Saúde da Família. Além da Prudenciana, atividades são realizadas constantemente na Bela Vista, Cohab, Colinas, Eldorado, Jardim Três Américas, Parque Universitário, Progresso, Vila Cláudia e Vitória. Nesses locais, os alunos atuam na identificação das áreas de vulnerabilidade e fazem ações de prevenção e promoção com o apoio da equipe médica local.

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994. Em Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários, e passou a contar com a Medicina da Fema em 2016.

LEIA MAIS NOTÍCIAS