esfcohab1Ação contra Sífilis na ESF Cohab IV

Atividades integram plano de prevenção á doença que registrou crescimento

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Na manhã de quinta-feira, 9, alunos da faculdade de Medicina da Fema deram sequencia às atividades de prevenção contra a sífilis na ESF Cohab IV. O grupo ministrou palestra e ofereceu café-da-manhã.

Desde abril, os estudantes desenvolvem ações nas dez unidades da Estratégia de Saúde da Família em parceria com a Secretaria da Saúde de Assis. “Após uma palestra com o GIPA, o Grupo Integrado de Atenção e Prevenção, ficou estabelecido que nós, alunos, faríamos atividades nas unidades das quais participamos”, explica a estudante Tamara Souza.

O trabalho de prevenção surgiu após constatação do aumento de casos de gestantes com a doença no município. O contágio da bactéria causadora se dá através de relações sexuais e também da transmissão da mãe para o filho durante a gravidez.

Na ESF Cohab IV, os alunos se deslocaram pela comunidade durante três semanas alertando sobre a doença e convidando os moradores para o bate-papo na unidade. No dia da ação, o professor de Enfermagem da Fema, Daniel Augusto, conversou com os participantes, que também puderam fazer o teste rápido.

esfcohab2O paciente que recebe o diagnóstico positivo é encaminhado até o GIPA para um exame de sangue mais detalhado. “O tratamento é a base de penicilina, ou a famosa benzetacil. Após algumas doses, o teste é refeito”, explica Daniel Augusto.

A sífilis é uma DST, Doença Sexualmente Transmissível. Um dos primeiros sinais é o aparecimento de pequenas feridas no pênis, vagina ou ânus. Se não for tratado, o quadro evolui e pode afetar coração, fígado e  sistema nervoso central. O método preventivo mais eficaz é o uso da camisinha,

Em alguns casos, as feridas até desaparecem, no entanto, a doença continua ativa. “A sífilis pode demorar até 40 anos para se manifestar, por isso a qualquer vestígio devemos procurar auxílio médico”, alerta Daniel Augusto.

O teste rápido de sífilis está disponível em todas as unidades ESF do munícipio. “Com apenas uma picadinha no dedo, o sangue é coletado e analisado. O exame é rápido e sigiloso”, diz Tamara Souza.

ESF

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994.

Na cidade de Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários, e passaram a contar com a participação da Medicina da Fema desde março de 2016.

Os profissionais trabalham não apenas no atendimento aos pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.

LEIA MAIS NOTÍCIAS