Main Menu

Conheça a Fema

med roboProfissionais aprendem a utilizar simuladores

Robôs criam diversos cenários e treinam alunos para situações reais

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Entre os dias 12 e 15 de abril, profissionais da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema envolvidos com a faculdade de Medicina passaram por treinamento dos simuladores do Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde.

Giuditta Odoni, Especialista de Produtos da Laerdal Medical para América Latina, apresentou à equipe o equipamento e destacou algumas das possibilidades de utilização dos simuladores. “Podemos criar situações reais de hospitais e emergências, reproduzidas em ambientes fechados”.

Esse ambiente teórico dá a oportunidades aos estudantes de Medicina de trabalhar ações e reações de atendimento ao paciente. “Com esses robôs, configuramos, por exemplo, um surto de dengue. Vamos tratar essa situação e treinar os alunos para que eles saibam agir em condições reais”, explica Odoni.

A capacitação contou com nove integrantes da Fema, dentre médicos, biomédicos, professores e técnicos. Eles conheceram as características dos robôs e alguns dos cenários que podem ser simulados, como uma crise convulsiva, verificação de sinais vitais, dentre outros possíveis.

O Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde, que leva o nome do professor Ulysses Telles Guariba Netto, oferece tecnologia de ponta para auxiliar a formação dos estudantes. O espaço, localizado no bloco 9 da instituição, conta com três setores: o de Simulação Realística Avançada, onde aconteceu o treinamento feito pela Laerdal Medical, o de Morfo-funcional e o de Habilidades.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Back to top