FEMA HUB Galanta site

HUB Inova renova parceria com a GALANTA

A colaboração promove novas possibilidades para estudantes e professores da FEMA e resulta em projetos inovadores e conexões estratégicas

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio do HUB Inova FEMA, renovou parceria com a empresa GALANTA TECH, referência nacional na área de impressão 3D. Sediada em Assis, a empresa tem um conhecimento vasto na área e alta tecnologia de ponta, disponível aos estudantes e professores de todos os cursos da FEMA por meio do HUB de inovação.

Para o professor Dr. Alex Poletto, a renovação da parceria permitirá dar continuidade em nossos trabalhos, atividades e ações, e trará muitas possibilidades aos estudantes e professores da FEMA. “A impressão 3D é um recurso muito útil para o desenvolvimento de inovação. Essa renovação vem ao encontro com a finalidade do HUB, que é proporcionar condições para a criação de startups, produtos, negócios e serviços, conectando todos os nossos cursos. Então, todos os projetos de inovação, que necessitarem de confecção de peças, que pode se tornar um produto, a impressora 3D será muito útil”, declara Poletto.

Ainda segundo o professor, ter a tecnologia da impressão 3D no campus da FEMA ampliou as ideias e as inovações que os estudantes e professores podem desenvolver ao longo dos anos de curso. “Essa parceria está sendo muito útil, e já proporcionou a impressão de uma Mitocôndria para uma professora da Medicina, de um mimo em forma de um chaveirinho de polvo em 3D para a Semana de Comunicação, dentre outras peças experimentais e de testes que foram produzidas. Além disso, a parceria proporcionou também, a produção de um spray fixador, juntamente com o nosso curso de Química, utilizado na base da impressora, para colar e manter a peça bem posicionada durante todo o processo de impressão. Inúmeras visitas foram feitas na GALANTA, proporcionando aos nossos coordenadores, professores e estudantes, o contato real e profissional com a impressão 3D. Projetos que envolvem os cursos de Engenharia, Informática, Fisioterapia, Arquitetura e Medicina já estão sendo visualizados, ou seja, a parceria está sendo um sucesso", conta o professor.

A parceria também possibilitou a conexão da GALANTA com o CREA-SP, incluindo uma reunião com o Presidente Vinicius Marchese para apresentar o projeto inovador de impressão de casas em 3D, além de um treinamento sobre impressão 3D para coordenadores, professores, funcionários e estagiários da FEMA. "O que eu posso dizer é que essa parceria se encaixou muito bem na proposta que nós temos aqui no HUB Inova FEMA, de fazer conexões institucionais, possibilitando inovação e criação de novos produtos, serviços e negócios”, comemora.

Segundo o diretor-executivo da FEMA, Nivaldo Aparecido de Melo, a parceria é de extrema importância, pois proporciona o desenvolvimento de pesquisas e produtos com o envolvimento direto dos cursos da FEMA. "A Galanta é uma empresa voltada para a inovação e tecnologia, portanto a renovação permite a Fema através do Hub e com o envolvimento dos cursos, proporcionar pesquisas e desenvolver produtos que poderão ajudar no aprendizado dos nossos estudantes", finaliza Nivaldo.

Guilherme Bassalobre, proprietário da GALANTA, comenta que a empresa tem trabalhado para que a parceria entre sua empresa e a FEMA agregue muito conhecimento para os estudantes e professores. “Acreditamos que, com esse suporte, eles poderão ampliar o leque de possibilidades de criação, facilitar a compreensão de conceitos complexos, desenvolver habilidades práticas, além de promover a inovação e a criatividade”, externa.

Essa renovação da parceria entre a FEMA e a GALANTA TECH reafirma o compromisso de promover avanços tecnológicos e estimular um ambiente inovador dentro da instituição. Ao fornecer acesso à tecnologia de impressão 3D de ponta, a FEMA continua capacitando seus estudantes e educadores, permitindo que eles explorem novas fronteiras em pesquisa, design e empreendedorismo.