FEMA Engenharia Etec site

Estudantes participam de visita técnica

Experiência é fundamental para que estudantes se ambientalizem com a rotina de trabalho da profissão, garantiu o professor responsável pela atividade

No último final de semana, estudantes do curso de Engenharia Civil da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram na ETEC Prof. Luiz Pires Barbosa, em Cândido Mota (SP), realizando uma visita técnica na unidade. A visita foi coordenada pelo professor Guilherme Galvão de Oliveira, que ministra as disciplinas de Fundamentos da Engenharia Civil e de Projeto Aplicado para o primeiro e terceiro módulo do curso, respectivamente. Ao todo, cerca de cinco estudantes participaram da atividade.

Segundo Galvão, o grande objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes uma experiência de ambientação. “Estivemos lá com esses estudantes para que eles fizessem uma espécie de reconhecimento do ambiente de um canteiro de obras, para que pudessem verificar as patologias dentro da construção civil e as estruturas que são realizadas nestes contexto de obras, como ali no caso, a estrutura do telhado da escola que está sendo feito um reparo. Então, eles puderam observar a rotina de trabalho que existe e como conciliar as questões que são relevantes para a obra, alinhando a técnica e a viabilidade não apenas técnica, mas também econômica, para a realização desses reparos”, contou.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da FEMA, professor Me. André Campos Colares Botelho, destacou a importância de ter experiências práticas como essas para a formação acadêmica dos estudantes. “Realizar visitas técnicas são fundamentais para que os estudantes consigam visualizar como é a prática da profissão na qual estão se formando, então ter a oportunidade ir até a ETEC de Cândido Mota e poder ver de perto os reparos que estão sendo feitas nas instalações da unidade foi, sem dúvidas, um momento de muito aprendizado para esses estudantes”, finalizou.