FEMA Projeto CREA 2 site

Projeto é premiado em evento do CREA-SP

Programa teve a participação de estudantes e estagiários do Hub Inova FEMA, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação

Estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram presentes, no dia 17 de maio de 2023, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), participando do “Por dentro do CREA-SP”, programa do Conselho que tem como objetivo mostrar aos estudantes como funciona a entidade e como atuam os profissionais dessas áreas.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil, Me. André Campos Colares Botelho, os estudantes e estagiários do HUB Inova FEMA, João Lucas Buzzo Holzle e Luis Felipe dos Santos, representaram a FEMA no desafio de Cidades Inteligentes, com o projeto “Open Design para transformação de Cidades Inteligentes”, de autoria do professor Me. Flávio Henrique Alves, com a participação do professor Dr. Alex Poletto, e promovido no evento.

Segundo o professor Me. Flávio Henrique, o tema do projeto vencedor do prêmio é uma extensão de sua pesquisa de tese de doutorado na UFPR, desenvolvida por ele, sua orientadora Maria Cecilia C. Baranauskas (UNICAMP) e o coorientador Alexandre L’Erario (UTFPR). "Desenvolver cidades inteligentes e sustentáveis é um desafio para os municípios brasileiros. Há muitas soluções tecnológicas disponíveis, mas nem todas se adequam às necessidades das cidades e das pessoas que vivem nelas, pois cada cidade é única, com diferentes formas de usar a tecnologia e processos específicos. Nosso projeto ajuda as cidades a entender esse desafio encontrando soluções tecnológicas personalizadas, respeitando suas necessidades individuais e identidade, e para isso utilizamos os processos do Open Design, que envolve as partes interessadas", explica o professor.

O professor Dr. Alex Poletto destaca a premiação recebida das mãos do presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese. “Foi um momento que tivemos para falar um pouco do projeto que desenvolvemos aqui no HUB Inova FEMA. Neste evento que participamos, o CREA destacou muito os espaços de inovação e de conexão entre os cursos e, quando falamos sobre o trabalho que desempenhamos aqui na FEMA, eles ficaram muito animados em saber que existem lugares como esse que temos aqui”, comentou.

Ele também ressaltou a importância que o HUB tem para a multidisciplinaridade entre os cursos da FEMA. “O papel do HUB é muito evidente quando pensamos que o objetivo é integrar os projetos que são desenvolvidos pelos cursos, fazendo com que estudantes das mais diversas áreas se envolvam para um objetivo em comum. Nosso projeto saiu deste encontro premiado, o que para nós é sempre uma grande honra, pois significa que estamos trilhando os caminhos certos”, finalizou.