Caminhografia 2023 site

Estudantes realizam caminhografia urbana

Caminhada teve como foco o patrimônio ferroviário da cidade e a relação da linha com a malha urbana, proporcionando aos estudantes um novo olhar sobre o espaço urbano

Estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram no último dia 9 de maio uma atividade de caminhografia urbana. O objetivo da atividade foi entender melhor o espaço urbano da cidade de Assis a partir das suas ambiências, com foco no patrimônio ferroviário e na relação da linha com a malha urbana.

A caminhada pelo centro da cidade foi coordenada pelo professor da disciplina "Introdução à cidade: temas contemporâneos", Me. Alfredo Zaia Nogueira Ramos. Segundo ele, a atividade prática tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma nova perspectiva sobre a cidade em que vivem, a partir de um olhar mais crítico e atento.

"Os estudantes gostaram bastante da atividade, primeiro por sair do campus e conhecer a cidade, e depois por ter um novo olhar daquilo que eles já conheciam", complementa o professor Alfredo.

Durante a caminhada, os estudantes tiveram a oportunidade de observar a arquitetura e o traçado urbano da cidade, além de conhecer mais sobre o patrimônio ferroviário de Assis. A atividade de caminhografia urbana faz parte do programa da disciplina e é uma oportunidade para que os alunos possam aplicar conceitos teóricos em um ambiente real.

A FEMA é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Assis, no estado de São Paulo. A instituição oferece cursos nas áreas de ciências humanas, ciências biológicas e exatas, incluindo o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.