FEMA Fisio Einstein site

Estudantes ganham prêmio de 1º lugar

Pesquisa sobre disfunções funcionais em pacientes pós-Covid-19 é premiada na categoria "Graduação" durante evento realizado no renomado hospital

Os estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), João Pedro Carreiro Spanhol e Arthur Carlos Roberto Virgulino, participaram do XIV Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva e X Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, realizado nos dias 14 e 15 de abril de 2023 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Na ocasião, eles apresentaram seu trabalho "Long-term sequela of post-covid-19 patients", e ganharam o prêmio de 1° Lugar na categoria Graduação.

A pesquisa tem como tema a avaliação de pacientes sobreviventes da Covid-19, que passaram pela reabilitação pulmonar no ambulatório pós-covid da FEMA, e visa avaliar se os pacientes apresentam disfunções funcionais após um ano (em média) de terem contraído a doença. Embora ainda esteja em andamento, o trabalho tem se mostrado muito promissor, pois a literatura ainda não possui uma comprovação específica sobre quais disfunções funcionais esses pacientes podem apresentar a longo prazo, mas a prática clínica observou que muitos pacientes ainda continuam com sintomas e disfunções, mesmo após muito tempo.

De acordo com o estudante João Pedro Carreiro Spanhol, ganhar esse primeiro lugar no evento realizado pelo Hospital Albert Einstein traz um sentimento de extrema alegria, e recompensa todo o esforço empenhado nessa pesquisa. “Trata-se de um sentimento indescritível, a cerca de um ano atrás estivemos na mesma instituição para uma breve visita, então retornar na condição de palestrante e sair de lá com o prêmio de 1º lugar na categoria Graduação torna totalmente reconfortante todo esforço e dedicação aplicado à causa. Poder ouvir felicitações de outros estudantes, profissionais e até mesmo alguns palestrantes renomados internacionalmente, faz valer a pena todo processo. Só tenho a agradecer a todos que de alguma forma estiveram envolvidos para que isso fosse possível e principalmente a minha dupla de pesquisa Arthur Carlos Roberto Virgulino e minha orientadora professora Dra. Juliana Souza Uzeloto, os verdadeiros responsáveis pela conquista do prêmio”, comenta.

Arthur Virgulino conta que estão muito felizes com a conquista, pois indica que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado por eles está progredindo bem. "Eu, o João e a professora Juliana, estamos muito felizes com a conquista do nosso trabalho de TCC, que indica que estamos progredindo bem e sempre melhorando. Embora o João tenha apresentado apenas uma parte do trabalho no simpósio, há mais conteúdo que não foi incluído. Ambos estamos nos esforçando ao máximo e obtendo conquistas. A professora Juliana é uma expert em pesquisa e está nos guiando com maestria, apontando onde podemos melhorar. Em resumo, temos uma das melhores orientadoras na área de pesquisa", declara o estudante.

A orientadora do trabalho, professora Dra. Juliana Uzeloto exprime também a imensa satisfação em poder presenciar o trabalho de seus orientandos. “Como professores, temos a missão de plantar a semente da sede de conhecimento nos estudantes. Algumas germinam e outras florescem e dão bons frutos com o tempo. A alegria maior é quando conseguimos presenciar esse processo, e assim está sendo com o Arthur e o João, estudantes com 'terra boa' e muito empenhados no 'cultivo'. E o resultado não poderia ser diferente, já estão colhendo bons frutos. Esse trabalho foi fruto de muita dedicação e a conquista traz novas inspirações, para eles, para mim e para o curso”, finaliza.