FEMA Enfermagem HRA site

Estudantes do curso visitam HR de Assis

Visita técnica permitiu aos estudantes, vivenciar na prática conceitos sobre cuidados intensivos estudados em sala de aula, além de conhecerem de perto o funcionamento de uma UTI e um pronto-socorro referenciado

Na noite do dia 5 de abril de 2023, o quarto ano de Enfermagem da Fundação Educacional do município de Assis (FEMA) realizou uma visita técnica ao pronto-socorro referenciado e à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Assis.

A vice-diretora acadêmica, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal acompanhou a visita e relata que ela faz parte da disciplina de “Terapia Intensiva”, ministrada pela professora Dra. Adriana Avanzi, e tem como objetivo fazer com que os estudantes tenham contato com uma área de formação onde possam desenvolver senso crítico, responsabilidade social e cidadania, promovendo uma maior interação com o mundo do trabalho e possibilitando um disparador para discussões em sala de aula. A professora Arlete expressa sua gratidão à coordenação do HRA, bem como às enfermeiras Patrícia, do pronto-socorro referenciado, e Valéria, da UTI, pela colaboração, compromisso com a educação e parceria com a FEMA.

Segundo a estudante Yasmin Cristina Figueiredo dos Santos, a visita ao hospital foi muito essencial e importante para a experiência de todo o grupo. “Tivemos contato com o ambiente, vivência, rotina, materiais, infraestrutura, além de também conhecer o fluxo, demanda e quais as responsabilidades assumiremos quando estivermos trabalhando na área, como profissionais de Enfermagem. Isso fez com que nós conhecêssemos o setor para identificação da área. Além disso, a Patrícia, do pronto-socorro referenciado, e a Waleria, da UTI, nos recepcionou muito bem e apresentou todo o setor, inclusive a máquina de hemodiálise. Por isso, em nome de toda a turma, quero agradecer a nossa coordenadora, a professora Caroline Lourenço, nossa professora Adriana Avanzi, e a professora Arlete por ter nos acompanhado”, expressa Yasmin.

Essa experiência prática proporcionada aos estudantes do quarto ano de Enfermagem da FEMA no Hospital Regional de Assis reflete o compromisso da instituição com uma formação mais completa e humanizada. A visita técnica complementa a teoria ensinada em sala de aula e ajuda a formar profissionais mais capacitados e conscientes da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos princípios da atenção à saúde individual e coletiva.