Main Menu

Conheça a Fema

FEMA Enfermagem mesa redonda site

Curso realiza mesa-redonda com egressos

Professora comenta mudanças na metodologia do curso e destaca a importância da atividade para incentivar a construção colaborativa do conhecimento

 

 

Os professores do primeiro ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, na noite do dia 3 de março de 2023, uma mesa-redonda com a participação de egressos do curso. A atividade foi promovida com o apoio da coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida; da vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; e da professora Dra. Shirlene Pavelqueires.

 

Com o objetivo de discutir assuntos que envolvem o dia a dia do enfermeiro (como seus desafios, experiencias, áreas de atuação), a atividade reuniu os estudantes do primeiro ano e egressos que trabalham em diferentes frentes de atuação. Vanessa Ramos Lopes Valverde é mestre e atua na docência em Enfermagem; o enfermeiro Kaynan Assis Cruz Bueno é especialista em auditoria e trabalha no setor de Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de prestar consultoria para diversos municípios; e as enfermeiras Janayna Aparecida Martines e Ligia Maria Beluci atuam ativamente na atenção primária à saúde de Assis.

 

Segundo a professora Ma. Patrícia Coelho Mendes de Britto Haddad, a metodologia do curso de Enfermagem da FEMA está passando por mudanças para uma abordagem mais participativa do aluno em seu próprio processo de aprendizado, por isso a mesa-redonda foi adotada como formato de aula para permitir esse envolvimento. “Agora, a metodologia ativa é utilizada também no curso de Enfermagem, incentivando o aluno a contribuir na construção de seu próprio conhecimento. Nessa perspectiva, o currículo é organizado em ‘Unidades de Aprendizagem’, e a mesa-redonda foi criada como parte da ‘Unidade Sistematizada’, onde os alunos discutiram e aprofundaram suas compreensões sobre as peculiaridades da profissão. Tivemos uma devolutiva muito positiva por parte deles”, comenta.

 

A mesa-redonda é uma técnica de ensino que consiste em uma discussão em grupo, geralmente envolvendo especialistas ou pessoas com experiência em um determinado assunto, visando analisar diferentes perspectivas e opiniões sobre um tema específico. Na mesa-redonda realizada pelo curso de Enfermagem da FEMA, os estudantes puderam participar, fazer perguntas aos enfermeiros mais experientes, e vivenciar um pouco dos desafios e conquistas da profissão, além de também apresentar suas visões e argumentos sobre o caso intitulado “Decidi ser Enfermeiro”.

 

      

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top