curso arquitetura

FEMA realiza aula inaugural da T1 do curso

Estudantes do novo curso foram recepcionados pela direção do IMESA em sua aula inaugural

A noite de ontem, segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023, marcou o início das aulas da primeira turma do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Nesta noite importante, tanto para a faculdade quanto para os estudantes, a instituição abriu as suas portas para um novo universo de possibilidades e realizações, inaugurando efetivamente o novo bloco de aulas construídas para esse curso.

O diretor e a vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professores Me. Eduardo Augusto Vella Gonçalves e Ma. Arlete Aparecida Marçal, estiveram com os estudantes e, juntos, fizeram um momento de boas-vindas onde foi apresentada a estrutura da faculdade.

Após a fala dos dirigentes, a colaboradora Valeria Maria Fulaneto Alves, da Sessão Docente, deu seguimento às apresentações gerais da instituição, com informações a respeito dos espaços e das áreas destinadas aos alunos no site da FEMA. Na sequência, a professora Ana Cristina da Silva Araújo desenvolveu as atividades da disciplina “Projeto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico”, da qual ela é a responsável.

Para o diretor do IMESA, este é um momento de alegria e satisfação em poder contribuir na formação de futuros profissionais. "É uma alegria muito grande poder receber mais uma turma para um novo curso. Em 2022, a primeira turma de Engenharia Civil foi implantada e agora, em 2023, o curso de Arquitetura e Urbanismo será uma realidade na FEMA. Este é um momento fantástico em que, mais uma vez, damos um passo importante no processo de proporcionar formação para nossa sociedade. Meu sentimento é de alegria e satisfação por podermos fazer isso e ver que, assim como nós, os estudantes estão animados. Tudo o que desejamos é que esta primeira turma seja a primeira de muitas que a FEMA formará”, citou Eduardo Vella.

Para a vice-diretora do IMESA, este momento é gratificante e de muito aprendizado. "Sinto-me honrada em vivenciar o início do curso de Arquitetura e Urbanismo. Juntos, colocaremos mais uma profissão no mercado de trabalho, contribuindo com a mudança da sociedade. O IMESA tem um papel fundamental na educação, e está conseguindo realizar mais um importante evento: o curso de Arquitetura que começamos agora com a turma animada, cheia de vontade e sonhos." fala Arlete.

Em depoimento, a estudante Camila Ávila, do primeiro ano de Arquitetura, diz que espera adquirir conhecimento e desenvolver sua criatividade para colocar em prática seus projetos e, com esse curso, abrir portas no mercado de trabalho. "Fiquei muito feliz com a abertura do curso de Arquitetura e Urbanismo, pois sempre quis muito realizar essa formação, principalmente por ser na FEMA. Já tenho uma graduação em Química Industrial pela faculdade e conheço o comprometimento que a instituição tem com o ensino", comentou Camila.

O presidente da FEMA, Arildo José de Almeida, que também é arquiteto, destacou que o início deste novo curso sinaliza a entrada de uma nova era para a faculdade. “A emoção é grande, de finalmente dar início a esse sonho: o curso de Arquitetura e Urbanismo da FEMA. Esses estudantes estão iniciando um novo ciclo, que mudará suas vidas para sempre, e também estão contribuindo para a concretização da história da nossa instituição”, disse o presidente.

O curso de Arquitetura e Urbanismo propõe formar profissionais com capacidade criativa e inovadora para organização, planejamento e construção do espaço interior e exterior de uma obra. Ao formar profissionais de Arquitetura e Urbanismo, a FEMA atua diretamente na transformação da cidade, por meio de projetos arquitetônicos, urbanos e de paisagismo. Com isso, o curso garante a melhoria na qualidade de vida da população, o comprometimento com a sustentabilidade e a contribuição positiva com o crescimento e desenvolvimento da região.