FEMA Passagem da Lâmpada 1

Enfermagem realiza Passagem da Lâmpada

A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, no Cinema FEMA Piracaia e contou com a presença de professores, e familiares dos estudantes de Enfermagem

Os estudantes do quarto e quinto ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, na noite de sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, da Cerimônia de Passagem da Lâmpada e da entrega do jaleco no Cine FEMA Piracaia.

A Cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição no curso de Enfermagem, na qual os veteranos passam a chama de suas lâmpadas para os estudantes do penúltimo ano, simbolizando a transmissão de conhecimento e responsabilidade. O objetivo é homenagear a história da profissão e a enfermeira Florence Nightingale, uma das principais precursoras da Enfermagem. A simbologia deste ritual está ligada ao atendimento que Florence prestou aos feridos durante a Guerra da Crimeia, na década de 1850, quando ela usava uma lâmpada a óleo como auxílio.

Já a tradicional cerimônia de entrega do jaleco faz parte da transição para o universo da saúde. Os estudantes recebem o jaleco de seus familiares, nomeados como seus padrinhos, simbolizando a primeira de muitas vitórias que estão por vir.

A noite especial contou com a participação da vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), a professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; do diretor-executivo Nivaldo Aparecido de Melo; da coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida; dos professores do curso de Enfermagem; do padre Guilherme Caetano, vigário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e na Catedral de Assis; da pastora da Igreja Fonte de Águas Vivas, Michella Domingos Andrade; dos familiares e amigos dos estudantes.

Emocionada, a vice-diretora Arlete Marçal diz ser grata por participar de um momento especial. "Em nome da FEMA e do IMESA, só tenho a dizer que a palavra mais significativa neste momento é gratidão. Gratidão por ter conseguido participar de um evento tão importante como este. Principalmente porque sou enfermeira e posso perceber a grandeza desse compromisso cerimonial que é selado. Nesta noite, seremos ainda mais comprometidos com o cuidado tão importante. Assumi esse compromisso em 1992 e a nossa profissão ainda luta constantemente por reconhecimento e valorização. Estou aqui neste momento, como vice-diretora de uma instituição comprometida com a educação de qualidade, e posso perceber isso no cenário vivenciado", fala Arlete.

De acordo com o diretor-executivo, Nivaldo Aparecido de Melo, a noite das cerimônias foi de grande satisfação e alegria. "Para muitos, pode parecer apenas um encontro, mas esta cerimônia está repleta de simbolismo. Ela marca o início da jornada de cada futuro profissional e é um momento para refletir sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar de vidas. Na celebração do jaleco, os estudantes se comprometem a cumprir obrigações com responsabilidade e respeito. A passagem da lâmpada tem o objetivo de manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de graduação. Ser parte da diretoria executiva tem me permitido viver esses momentos de alegria e manter um contato mais próximo com as necessidades de cada um dos cursos da FEMA. Procuramos, na medida do possível, atender às demandas de forma a oferecer aos nossos estudantes um grau maior de conhecimento" fala Nivaldo.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Caroline, agradeceu aos estudantes, familiares e amigos presentes na cerimônia. Em seu discurso, Caroline incentiva os estudantes a se conhecerem, desenvolverem clareza, coragem, sensibilidade, e a valorizarem a vida e suas diferenças ao trabalharem com pacientes. "A enfermagem é uma profissão que exige trabalho em equipe e autorreflexão constante para ajudar as pessoas de verdade. Antes de entendermos os outros, precisamos nos entender. Aceitem o desafio de se conhecer, preparem-se, desenvolvam clareza, coragem e sensibilidade. Vão em frente, tenham atitude. Na enfermagem, cada assistência prestada testa nossa capacidade de amar a vida. Vivam a vida, não as doenças. Aprendam com os pacientes a valorizar a vida e suas diferenças. Desejo que a luz da sabedoria transmitida pela simbologia da lâmpada faça com que vocês prefiram a dignidade a qualquer oportunidade. Lembrem-se que serão conhecidos mais pelo trabalho do que por qualquer ato ou papel que exerçam em uma instituição ou hospital", discursa a coordenadora.