Confira a nova metodologia do curso em 2023

Curso passará a ser concluído em 4 anos e dará maior protagonismo aos estudantes

O curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) deu início ao ano letivo de 2023 com novidades em sua grade curricular. Conforme foi aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) em 2022, a partir deste ano o curso passará a ter 8 semestres e contará com uma nova metodologia, colocando os alunos como protagonistas da graduação.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida, a metodologia ativa terá os alunos como foco principal. “Nossa principal preocupação é transformar nossos estudantes em profissionais de excelência, competentes e que sejam pró-ativos, habilidosos e de atitude. Por esse motivo, o curso trabalha agora com uma metodologia ativa, cuidando principalmente para desenvolver a parte cognitiva, optando por aulas e exercícios em pequenos grupos, desde os mais simples até as práticas profissionais, do primeiro dia até o último dia da faculdade”, contou Lourenço.

A professora também destacou que, a partir dessa nova metodologia, as disciplinas ofertadas pelo curso passarão a ter uma maior comunicação interna, fazendo com que o curso se torne mais interdisciplinar. “A nossa principal mudança nesse sentido é que vamos sair de uma grade de disciplinas que não conversam durante o curso para uma matriz em que as disciplinas se complementam, formando uma unidade curricular. Nessa nova metodologia, vamos trabalhar com simulações realísticas, problematizações e outras formas de ensino”, completou.

Para saber mais sobre a nova matriz curricular do curso de Enfermagem da FEMA, acesse a página oficial do curso em nosso site e clique em Informações Pedagógicas > Estrutura Curricular. O ano letivo de 2023 de Enfermagem teve início na última segunda-feira, dia 30 de janeiro de 2022, com a recepção dos estudantes ingressantes feita pelos veteranos do curso.