FEMAPIBICNot

Faça sua inscrição para o programa de bolsas

Serão ofertadas oito bolsas de Iniciação Científica, a serem distribuídas entre estudantes e docentes da FEMA; as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro de 2023

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), cujo intuito é fomentar a vocação científica e aprimorar habilidades para pesquisa e inovação, por meio do envolvimento dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa.

Conforme o edital, serão disponibilizadas quatro bolsas para estudantes e quatro bolsas para orientadores, oito bolsas no total, com vigência de março de 2023 a julho de 2024. As inscrições podem ser feitas de formas individualmente, do dia 30 de janeiro de 2023 a 6 de fevereiro de 2023, via Portal Acadêmico.

Para participar do PIBIC, é necessário que o docente tenha titulação de doutor, e-mail acadêmico com domínio @fema.edu.br e cadastro de seu currículo junto à Plataforma Lattes do CNPq. Caso o projeto de pesquisa envolva seres humanos, o professor também dever estar cadastrado como pesquisador na Plataforma Brasil. Já para o estudante, é necessário que ele esteja devidamente matriculado do primeiro ao penúltimo ano da graduação, ter disponibilidade para o desenvolvimento do projeto e comprovar bom desempenho acadêmico (para visualizar a lista completa de requisitos, clique aqui).

Atualmente, o PIBIC está interligado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do - consolidando a importância da pesquisa e do fomento à investigação científica, práticas cultivadas pela FEMA em relação aos seus pesquisadores.

Segundo a vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e presidente da Comissão Científica do PIBIC/PIBIT/CNPQ/FEMA, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, o PIC abrange várias áreas de investigação, alinhadas aos programas de graduação e pós-graduação oferecidos pela FEMA/IMESA: “Desde sua criação, o PIC tem sido totalmente financiado pela FEMA e já concedeu mais de 500 bolsas para estudantes e professores. Como resultado, as pesquisas realizadas por nossos estudantes e professores têm sido destacadas em eventos e publicações nacionais e internacionais”, destaca Arlete.

O resultado da seleção para o PIBIC será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2023, no endereço: https://www.fema.edu.br/index.php/pesquisafema/picpesquisa. Para mais informações referentes aos programas de iniciação científica da FEMA, clique aqui.