FEMAFisioNot

Curso promove Cerimônia do Jaleco da T1

O evento aconteceu no anfiteatro da FEMA, com a participação do diretor-executivo da FEMA, professores do curso e familiares dos homenageados

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, na noite do dia 23 de janeiro de 2023, a Cerimônia do Jaleco da primeira turma de Fisioterapia, que concluiu o curso no último ano. O encontro aconteceu no anfiteatro da FEMA e contou com a presença do diretor-executivo da FEMA, Nivaldo Aparecido de Melo, de professores do curso e familiares dos homenageados.

Durante a cerimônia, houve a participação da estudante Caroline Gonçalves Longo que conduziu o juramento, e de Beatriz Morais de Carvalho como oradora da turma, além de também haver uma cerimônia ecumênica liderada por um pastor evangélico e um seminarista da Igreja Católica.

A tradicional celebração visa entregar aos estudantes de Fisioterapia o jaleco branco, simbolizando a transição para o mundo da saúde. Por isso os formandos receberam o jaleco de seus familiares, que atuam como padrinhos.

A entrega do jaleco é uma representação da primeira vitória de muitas para os estudantes e suas famílias, e marca o início da jornada de cada fisioterapeuta, sendo um momento para refletir sobre a importância do cuidado com a população - compromisso muito presente não só no curso de Fisioterapia, mas também em todos os cursos de saúde da FEMA.

No decorrer da graduação, os estudantes usaram a clínica-escola de Fisioterapia como um espaço para colocar em prática os conteúdos assimilados nas aulas teóricas. Um dos pilares do curso é o atendimento humanizado, que pôde ser ensinado na prática, atuando em diversos âmbitos da atenção à saúde, sob a supervisão dos professores, estreitando ainda mais o relacionamento da FEMA com a comunidade de Assis.