FEMA Ernani site

FEMA marca presença na ErnaniPRO 2022

Os alunos e professores da FEMA prepararam algumas atividades que mostram um pouco sobre os cursos para os visitantes da Feira

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou, mais uma vez, da Feira de Profissões da Escola Estadual Ernani Rodrigues (ERNANIPRO). Este ano, a Feira aconteceu durante os dias 28 e 29 de setembro de 2022.

Os cursos da FEMA prepararam algumas atividades para realizar com os adolescentes, com a intenção de levar um pouco da faculdade para os estudantes. As atividades foram realizadas das 8h às 12h na manhã dos dois dias, e durante a tarde do dia 28, das 13h30 às 15h.

Professores e estudantes de Enfermagem estiveram presentes realizando aferição de pressão arterial e oficinas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). A professora Ma. Patrícia Coelho Mendes De Britto Haddad, informa que “o interesse e a receptividade dos visitantes da Feira foi ótima, e os nossos estudantes também gostam de participar e mostrar um pouco de tudo o que eles estão aprendendo na formação. Tenho certeza que isso vai somar ao currículo de nossos alunos de Enfermagem”, afirma.

A Fisioterapia apresentou uma oficina de postura corporal, promoveu alguns testes de força e flexibilidade, além de uma palestra que apresentou um pouco sobre a profissão de fisioterapeuta, as regulamentações e a estrutura do curso de Fisioterapia da FEMA, bem como todos os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos na Clínica-escola de Fisioterapia.

Os cursos de Informática apresentaram seu projeto de robótica e software de jogos, além de uma impressora 3D. Segundo a coordenadora dos cursos, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, a intenção de levar essas tecnologias para a Feira é mostrar, aos estudantes, que por trás delas está a programação e a teoria abordada nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação.

Já os estagiários da agência laboratorial Geração Propaganda - também estudantes do curso de Publicidade e Propaganda - registraram os participantes em um estúdio fotográfico preparado especialmente para a Feira, além de também orientarem sobre as áreas de atuação do profissional de Publicidade e realizar a divulgação do Vestibular FEMA 2023. De acordo com a coordenadora do curso, a professora Dra. Ana Luisa Antunes Dias, as fotos serão editadas pelos estagiários e disponibilizadas, posteriormente, para os visitantes que foram fotografados.

Estudantes e professores de Química apresentaram alguns experimentos para os estudantes de uma forma simples. Conforme diz a professora Dra. Mary Leiva de Faria, “a intenção é demonstrar que a Química não é uma mágica, mas o que ocorre, na verdade, são transformações”, conta. A coordenadora do curso de Química Industrial relata que também foi realizada uma oficina de sabonete líquido em que os participantes puderam levar os produtos que fabricaram para suas casas.

Além disso, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Direito também realizaram oficinas e bate-papos com os estudantes que participaram do evento, a fim de apresentar os cursos e as possibilidades de carreira de cada graduação. O coordenador do curso de Administração, professor Me. João Carlos Da Silva, menciona que as empresas públicas e privadas necessitam de um profissional de gestão, tornando a graduação nessa área fundamental. “Estamos conversando com vários estudantes e mostrando a importância da área de Gestão, principalmente em períodos de crise… então, tem sido um prazer transferir esse conhecimento aos estudantes aqui da Feira”, declara.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Luciano José Merlin, declara que ele se sente muito bem em participar da Feira e transmitir o seu conhecimento aos estudantes. “O nosso curso não tem coisas palpáveis e nem visuais para mostrar, então eu decidi bater um papo com os adolescentes a respeito da área. Fiquei admirado pelo interesse e pela participação que grande parte deles tiveram, e fiquei muito feliz em transmitir a paixão que eu sinto pela área de contábeis para eles”, revela o professor.

A ERNANIPRO é realizada anualmente, com o objetivo de levar informações, aos estudantes de Ensino Médio, sobre os cursos superiores de faculdades de Assis e região. Este ano, o evento reuniu estudantes de instituições de ensino não só de Assis, mas de toda a região.