enfermagem-teste-covid

FEMA doa testes de Covid para evento

Parceria entre FEMA e a 6ª Copa Amadora de Basquete Solidário testou 100 participantes do evento, entre jogadores e comissões técnicas, e contribuiu com a organização para que os demais protocolos de segurança fossem seguidos

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou da 6ª Copa Amadora de Basquete Solidário Urubatan Lopes Paccini, que aconteceu no último final de semana na quadra da Casa da Criança, em Assis, realizando testes de Covid-19 nos jogadores das diversas equipes que marcaram presença no torneio que, na comissão organizadora, conta com uma grande maioria de alunos dos cursos de Medicina, Direito e Ciência da Computação da FEMA.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, a profª Fernanda Cenci Queiroz, “essa parceria entre a FEMA e a organização do evento teve como objetivo trazer mais segurança aos protocolos sanitários contra as infecções respiratórias que estamos expostos, como a Covid-19 e a Influenza H3N2. Então, a FEMA doou cerca de 100 testes para serem realizados todos os que iam participar dos jogos, entre jogadores e comissão técnica. No dia do evento, eu e mais duas alunas da clínica de enfermagem estivemos lá, testando os jogadores logo no momento da sua chegada e dispensamos os que receberam resultados positivos”, explica a coordenadora.

Essas e outras medidas foram definidas, como bem ressaltou a coordenadora, em conjunto com os organizadores do evento. Além da testagem dos jogadores, só estavam autorizados a participar da 6ª Copa Amadora de Basquete os jogadores que estivessem também com a vacinação em dia. Para os que cumpriam os requisitos, o uso das máscaras durante as partidas era facultativo. “O curso de enfermagem da FEMA vem trabalhando desde o início da pandemia com atuações voltadas à melhoria de protocolos sanitários e parcerias que visam a redução da transmissão do vírus da Covid”, recorda Fernanda Cenci. Pedro Benelli, aluno do 6º ano do curso de Medicina da FEMA e presidente da Comissão Organizadora do evento, lembra que “mais medidas de segurança foram tomadas, como a quadra ser aberta, com muita ventilação, uso de álcool por todos que entrarem, obrigatoriedade de entrega de vacinação e o devido distanciamento, além de também restringirmos também o público para um número limitado”.

A 6ª Copa Amadora de Basquete Solidário Urubatan Lopes Paccini, que reuniu atletas amadores e federados da cidade de Assis e região, recebeu doações de quilos de alimento não perecível como taxa de inscrição no evento e, segundo Pedro Benelli, “ultrapassamos a marca de mais de 1,2 toneladas de alimentos arrecadados, isto desde que a Copa começou a ser realizada, 5 anos atrás. Também é o 2ª ano seguido que conseguimos bater o recorde de doações”, comentou. Além dos atletas do basquete, as crianças dos Projetos Sociais desenvolvidos pela Associação Novo Basquete de Assis também estiveram presentes. O público também pode curtir apresentações da Cia Body Hits e de Gabi Chizzolini, das Cestas Incríveis, viabilizando um encontro saudável entre praticantes do basquete.

A organização, por meio de seu presidente, Pedro Beneli, se diz "muito contente em alcançar tantos feitos importantes nessa 6ª edição, como a parceria com a Casa da Criança de Assis, o total de alimentos arrecadados e a transmissão ao vivo do evento por meio da TV Viena. Tivemos ainda a cobertura da TV Tem em chamadas esportivas, alcançando uma proporção inimaginável”, finaliza o aluno. A equipe Richmond, formada pelo atleta que representa Assis na modalidade 3x3, Carlos Eduardo Rocha e seu professor e ex-atleta profissional, Wilson Azarias, foi a grande campeã desta edição do torneio.

Além da FEMA, a 6ª edição da Copa Amadora de Basquete Solidário também teve o apoio dos patrocinadores: Associação Novo Basquete de Assis, Webby Internet, Laboratorios Furlan, Flipper Lanches, Escritório Contábil Visão, Colégio Anglo Xereta, Elétrica Forte, Evolua Clínica de Reabilitação, Conte e Maricato, Spa das Sobrancelhas, Chácara Cristina e Marmoraria Assisense.