dia d eles palmital

Estudantes participam do “Dia (D)eles”

Evento promovido pela Prefeitura Municipal de Palmital é parte da Campanha do Novembro Azul, alunos da FEMA realizaram 100 orientações ao longo do dia

Os alunos do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram presentes no “Dia (D)eles” — evento de promoção à saúde do homem realizado pela Prefeitura Municipal de Palmital durante todo o mês de novembro, como parte da Campanha do Novembro Azul, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, a Prof.ª Maria Eulália Baleotti, a campanha se intensificou ainda mais no dia 13 de novembro, quando a prefeitura e a secretaria da saúde do município vizinho promoveram um mutirão de saúde para os homens, “nossos alunos realizaram orientações de postura e teste de flexibilidade com os homens que estiveram presentes no evento. Foi uma ótima oportunidade para os nossos alunos e é muito gratificante participar desses mutirões de saúde, onde se prioriza a ação preventiva e a promoção da saúde”, comenta a coordenadora.

Além dos atendimentos realizados pelos alunos da FEMA, o “Dia (D)eles” também contou com 91 avaliações nutricionais, aplicou 40 vacinas contra a Covid-19, realizou 62 avaliações de saúde bucal, fez 438 testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites e Covid-19, 300 exames de PSA e 300 testes de diabetes e aferição de pressão arterial. A Tereos, conglomerado cooperativo de açúcar e álcool da região, promoveu a distribuição de 100 mudas de árvores e a Cart, concessionária responsável pelas rodovias da região, realizou 126 simulações de atendimento e promoveu a instalação de adesivos refletivos em bicicletas e capacetes gratuitamente.

Segundo a organização do evento, o principal objetivo da campanha é conscientizar os homens sobre a prevenção de sua saúde física e emocional, além de divulgar as doenças mais comuns e quais são as principais formas de prevenção, estimular os homens a adotarem atitudes como realização de exames preventivos, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e consultas médicas regulares. “Eu queria agradecer a Prefeitura Municipal de Palmital, ao fisioterapeuta Celso Goncalves Junior e à secretária de saúde, Nádia Ortiz, pelo convite e à FEMA, por oferecer esse espaço ao nosso curso de fisioterapia”, finaliza a coordenadora.